TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Administração - Níveis Organizacionais

29/10/2010

                  Níveis Organizacionais.

Â

Um dos conceitos mais utilizados no estudo da Administração é o dos níveis organizacionais. O nível organizacional, ou hierárquico, é um bom indicador de como é o enfoque do trabalho de um administrador em uma organização. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

Estratégico é o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta cúpula (presidentes, diretores, etc.) decidem os temas que afetam a organização de modo global. As tendências mais importantes na regulação governamental, o comportamento dos concorrentes, a mudança nos costumes dos consumidores, o clima e a cultura organizacional, bem como as estratégias e políticas da organização são alguns dos temas que são trabalhados por estes administradores.

No nível tático estão incluídos os gerentes ou chefes de divisão. Nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização (Gerência de Recursos Humanos, Gerência financeira, Divisão de produtos infantis, etc.) e tem a função de implementar em sua área as estratégias e políticas decididas no nível acima.Â

Eles devem saber se relacionar com outros gerentes e com seus subordinados, resolvendo conflitos e motivando seus funcionários. Sua preocupação normalmente é com o médio prazo.

No nível operacional os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços. Dentre seus ocupantes podemos encontrar supervisores e chefes de equipe. Eles devem seguir as regras e diretrizes estabelecidas no nível tático, motivando seus funcionários da ?linha de frente? para que façam seu trabalho de maneira eficiente.

As questões que abordam este tema são normalmente fáceis. Vamos analisar agora uma questão sobre este tópico:

(CESGRANRIO ? TERMOAÇU ? ADMINISTRADOR JR ? 2008) A seqüência de níveis hierárquicos de uma empresa, do nível mais alto para o mais baixo, é: (ADAPTADA)

Â

(A) tático, estratégico, operacional.

(B) estratégico, tático, operacional.

(C) tático, operacional, estratégico.

(D) operacional, estratégico, tático.

(E) operacional, estratégico, tático.

Questão bem tranqüila! Como vimos acima, o nível mais alto hierarquicamente é o estratégico, seguido do tático e do operacional! O gabarito é letra B

Â

Bibliografia:

Â

Daft, R. L. Management. Ed. Southwestern Thompson, 7º Ed. 2005.

Sobral, F.; Alketa, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Ed. Pearson Prentice Hall, 1º Ed. 2008.

Â

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com