TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigos Científicos: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 9

PASSOS

Passo 1

Ler os artigos a seguir indicados, que abordam os conceitos sobre Consórcio Modular.

• RESENDE, A. et al. Consórcio Modular: o novo paradigma do modelo de produção. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, Anais. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlcG42Zi1wMTdKZ1E>. Acesso em: 17 abr. 2012.

• BUENO, M.; VENDRAMETTO, O.; ALISANCIC, A. O Consórcio Modular como fator de competitividade: um estudo de caso na Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLldS01aWZKVFZfZTQ>. Acesso em: 17 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Debater em equipe os tópicos principais dos artigos mencionados no passo anterior.

Passo 3 (Aluno)

Assistir ao vídeo a seguir indicado, sobre o Consórcio Modular da Volkswagen.

• Automotive Business TV. Consórcio Modular Volkswagen. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4KJIlejzlLlMlg3YlcxYXpOMzQ/edit?pli=1>. Acesso em: 17 abr. 2012.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório contendo os principais conceitos sobre o Consórcio Modular, bem como um resumo dos artigos mencionados no Passo 1 e do vídeo citado no Passo 3, que demonstram um estudo de caso sobre o consórcio modular da Volkswagen. Identificar as estratégias de manufatura da empresa em estudo, fazendo um paralelo com o capítulo sobre o Produto. Esse material deve contar com no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas e ser formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

CONSÓRCIO MODULAR - CONCEITO

No consórcio modular, os fornecedores, também chamados modulistas, estão instalados dentro da planta da montadora e são responsáveis pela montagem final do produto. A montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais. Entre eles, fica estabelecido um contrato de fornecimento de longo prazo com condições especiais como retorno do capital investido pelo fornecedor e sistemas de pagamento específicos. O processo decisório é mais apurado, porque a empresa coloca na mão de seu fornecedor a responsabilidade da linha de produção, ficando a parte da empresa somente a inspeção final de produto e auditoria. O conceito estabelecido pressupõe a transferência para um pequeno número de fornecedores, de primeira linha, da maior parte das operações de montagem, anteriormente a cargo da montadora.

A responsabilidade de continuidade da linha de produção está integralmente nas mãos dos fornecedores. Com isso, todo processo decisório ocorrido dentro da empresa tem a participação dos mesmos. Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem final dos módulos na linha de produção dos veículos, os investimentos em operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo.

CONSÓRCIO MODULAR: O NOVO PARADIGMA DO MODELO DE PRODUÇÃO

A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho. Podemos citar como exemplos as inovações introduzidas por Henry Ford com a produção em massa, a criação de grandes corporações industriais verticalizadas com Sloan na General Motors, a produção enxuta desenvolvida por Ohno na Toyota, os Grupos Semiautônomos implementados na Volvo e, mais recentemente, o Consórcio Modular implementado na fábrica da Volkswagen em Resende-RJ.

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores.

No inicio da década de 90, deu-se o início da abertura econômica brasileira. Com o surgimento de um novo ambiente econômico mundial, os defensores da globalização e do neoliberalismo acreditavam que em um mercado global não deveria existir barreira comercial, o que poderia melhorar consideravelmente a distribuição de produtos e riquezas.

Outra mudança foi o surgimento do MERCOSUL, mercado comum do cone sul, que permitiria no futuro a comercialização de produtos entre os países membros com taxas de importação menores e em alguns casos nulas, ampliando o mercado de comercialização dos produtos fabricados pelos países membros.

A abertura econômica provocou também, uma total reformulação das empresas de autopeças. Podemos apresentar como a principal inovação ocorrida, o surgimento da Estrutura Modular. Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum. Este tipo de organização surgiu da necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva. As montadoras buscavam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores, com o estabelecimento do outsourcing, definindo-se um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores, como no Global Sourcing, onde os fornecedores são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos, em várias partes do mundo. (www.automotivebusiness.com.). Com isso, a tendência é a configuração de um novo modelo de empresa do setor. Com a Organização Modular, o foco passa a ser em outras atividades como Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing. E o foco na produção passa a ser de responsabilidade dos fornecedores que anteriormente se preocupavam somente em entregar os sistemas para a montadora.

O princípio do funcionamento da Organização Modular é a transferência da Tecnologia de montagem da empresa detentora do projeto para as empresas fornecedoras. Neste sistema toda a montagem do produto é realizada por empresas denominadas de modulistas. As obrigações e responsabilidades são bem definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio Modular. Considera-se que o surgimento do primeiro Consórcio Modular, deu-se na indústria automobilística brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com