TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigo: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

TELÊMACO BORBA – PR

09/04/2012

INTRODUÇÃO

A teoria e a prática do comportamento organizacional teve origem entre os séculos XVIII e XIX a partir da Revolução Industrial, com as invenções da época os métodos usados ficaram ultrapassados, exigindo um número maior de trabalhadores com mão de obra qualificada, gerando uma pressão dentro das empresas para os gerentes e funcionários em buscar melhorias na produção com custos reduzidos.

Para isso os gerentes tinham que estar preparados e serem habilidosos, sempre com resposta para qualquer pergunta e a ideia de um segundo plano, com isso se tornava cada vez mais difícil corresponder as expectativas dos clientes, fornecedores, acionistas e funcionários.

Às vezes não sabemos distinguir a diferença entre alguns conceitos, como eficiência e eficácia, o que leva algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa. É possível acrescentar a comunicação entre as pessoas, o que é de suma importância, para que haja a interação entre empresa e colaboradores.

CAPÍTULO 1

Sistemas fechados não recebem nenhuma influência do meio ambiente e por outro lado também não influenciam, não apresentam intercâmbio e o comportamento é totalmente determinado e programado, ou seja, mecanizado. Os trabalhadores não tem voz ativa, tão pouco liberdade, não há discussão, troca de ideias e nem incentivo para criatividade, o ambiente é totalmente estável e rotineiro, suas ações são premeditadas e a liberdade é extremamente reduzida em favor do controle exercido por máquinas e supervisores.

A estrutura organizacional é rígida e definida, as autoridades são baseadas na hierarquia com as decisões centralizadas.

Os sistemas aberto são relações de intercâmbio com o meio ambiente, através de entradas e saídas. É um sistema flexível, que se baseia no conhecimento e na consulta, dando assim oportunidade para todos os colaboradores interagirem nas decisões.

Os cargos e tarefas são mutáveis e redefinidos constantemente, as decisões são descentralizadas e a organização do ambiente é dinâmica, porém quando ocorre conflitos nos inter-relacionamentos a organização busca a solução imediata nos departamentos. A comunicação entre as pessoas é informal, facilitando assim o confronto de ideias e de criatividade, fator este imprescindível para a obtenção de melhores resultados dentro de uma empresa.

CAPÍTULO 2

A inovação organizacional tem como objetivo trazer lucro e benefícios para a empresa e colaboradores nos aspectos financeiro, emocional e sócio-cultural.

Quando a empresa inova obtém uma maior produção e qualidade dos produtos por ela inseridas no mercado, as empresas que não inovam, deixam de crescer e algumas encerram suas atividades.

A empresa que busca inovação organizacional e capacita seus colaboradores, tem poder de competição no exigente mercado, aumentando as vendas e a produção, e assim tendo maior satisfação dos clientes.

A inovação tecnológica é determinante para a empresa aprimorar seu produto, o que a faz produzir em maior quantidade, melhorar ou transformar com qualidade e um menor custo para seus consumidores.

A empresa que busca inovação tecnológica cria produtos competitivos no mercado e a melhoria continua de seus produtos.

Hoje o mercado vê a importância da tecnologia e informação na sua própria sobrevivência, sem inovação e capacidade de geração de lucro a empresa tende a desaparecer do mercado, pois as dificuldades enfrentadas para a inovação tem muitos obstáculos e falta de apoio.

Foi elaborado uma pesquisa entre 20 pessoas com faixa etária entre 25 e 53 anos, sobre o que é o conceito de inovação.

Foi constatado que os mais jovens tem uma ideia aprimorada do conceito, expressando que inovação é a melhoria da tecnologia, nas coisas antigas. Ex: trabalhava com motosserra e hoje opera uma máquina de alta tecnologia.

Com o público mais velho, constatou-se que existe uma resistência sobre o conceito de inovação, alguns não sabem, outros “acham que o conceito de inovação é a modernidade”.

Concluímos que os mais novos, que hoje estão entrando no mercado de trabalho, procuram se atualizar, sempre em busca de novas oportunidades, já antigamente, as pessoas se acomodavam com o meio em que viviam.

CAPÍTULO 3

Ao olhar esta imagem, podemos observar que dois grupos de trabalhadores, ao se encontrarem na construção de uma linha férrea, estavam somente preocupados em cumprir a sua tarefa e não em verificar a trajetória correta de onde ela iria passar. O que demonstra não agirem em equipe e que a má organização teve conseqüência.

Podemos verificar ainda que os dois homens ao centro, seriam os “lideres” de cada grupo, e que estão discutindo o erro, mas somente acusam-se um ao outro e os seus “subordinados” não estão interessados em quem tem razão, ou seja: “só cumprem ordens”.

Concluímos então, que nesta obra específica faltou trabalhar em equipe, conhecer e atualizar-se nas atividades a serem cumpridas, procurar não fazer somente a sua parte, mas sim concluir a obra em conjunto, buscar em seus colaboradores o compromisso de demonstrar a importância deles na conclusão do projeto, para que todos os envolvidos possam crescer e se realizar no individual e no coletivo, porque é assim que se faz uma verdadeira equipe.

É de suma importância para uma equipe ter um líder, cabe a ele coordenar e auxiliar os seus colaboradores na realização dos trabalhos a serem desenvolvidos na empresa, é um catalisador das energias individuais, deve apoiar os profissionais, negociando metas que a empresa pretende atingir, precisa valorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com