TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

O iceberg

A fábula inicia, portanto, ressaltando o pingüim Fred, que por sua vez, é um pingüim extremamente observador e atento ao mundo aoseu redor. Essa característica que é por sinal fundamental para todos os administradores, que devem sempre estar atentos as oportunidades e ameaças que surgirem para poderem de forma rápida e eficiente formular estratégias para tais. Fred, então, pelo seu espírito observador percebeu que o Iceberg em que sua colônia morava estava derretendo.

Alice por ser uma pingüim líder e por ter uma reputação de confiança e ser mais chegada à colônia do que os outros pingüins líderes. Alice por sua vez ouviu o que Fred tinha a dizer e inclusive foi ver de perto o Iceberg, e os problemas que Fred se referia. Neste trecho, percebemos uma sábia escolha de Fred em consultar primeiramente Alice para contar o que descobrirá, pois, ao contrário de outros pingüins, ela deu ouvidos a ele. Caso Fred tivesse se reportado aoutra pessoa que não lhe desse atenção, o problema jamais seria resolvido.

Alice percebeu a gravidade da situação, portanto, esta criada a noção de urgência.

Deixando bem claro que, passou com mais facilidade mas, não foi uma tarefa nem um pouco fácil. Isso acontece porque existem pessoas que são muito relutantes à mudanças, e que tentam com todas as forças empacar uma situação nova. Na fábula, esse papel foi desempenhado pelo pingüim Nono. Nono criou vários argumentos para que esse problema não fosse levado a sério pelo restante do grupo, e de certa maneira, no início, ele estava conseguindo convencer outros pingüins de que ele estava certo. Contudo nessa reunião com os líderes, Fred com o apoio de Alice foram os grandes vencedores. Isso porque eles conseguiram o apoio do pingüim chefe, Louis.

Louis, por ser o pingüim chefe, desempenha um papel fundamental no próximo passo, que é a “definição de uma equipe líder”. A vasta experiência de Louis permitiu que a equipe líder, para enfrentar esse problema, fosse contemplada com peças chaves de sucesso. A equipe foi formada por cinco pingüins com características que se completavam, ele foi muito sábio ao fazer isso. E no mundo organizacional, esse é o papel dos grandes líderes, eles devem saber escolher as melhores peças para compor as equipes de sua empresa

Os pingüins que Louis convocou paraessa equipe foram: Alice, Fred, Buddy e Jordan. Alice é extremamente prática e objetiva, ela faz com que as coisas realmente aconteçam. Fred é muito curioso e criativo e ao mesmo tempo bastante equilibrado. Buddy é extremamente carismático, de muita confiança e é muito apreciado por todos da comunidade. Jordan é um estudioso, é muito inteligente e possui um pensamento bastante analítico. E por fim Louis, que é o mais experiente dos pingüins, muito paciente, esperto, calmo e raramente se perturba. Com um grupo com distintas características como essas, era hora de se passar para o próximo passo que é “desenvolver uma visão estratégica de mudança

O próximo passo é “comunicar para compreender e persuadir”. Nesta altura era o momento de repassar para a colônia as descobertas feitas. A equipe utilizou da sabedoria e experiência de Louis, o carisma de Buddy e o pensamento analítico e racional de Jordan para transmitir a mensagem de mudança para todos os pingüins.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com