TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Ensaios: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho ira tratar de questões como, o futuro, que pertence às empresas que conseguem explorar o potencial da centralização dos seus processos através de novas tecnologias.

Veremos que enquanto a Apple e o Google lançam novas versões para seus sistemas operacionais todo ano, a Microsoft perde o timing de correção e com isso acaba perdendo cada vez mais usuários em todo o mundo.Será exposto o conceito de Kotler sobre concorrentes. Definições de produto, e do mix de comunicação, que são os chamados 4 PS. Os quais contribuem para melhor compreensão da importância que a comunicação desempenha para qualquer marca.

Por fim, veremos que quando falamos em processo de negociação, muitas variáveis influenciam no resultado como: a concorrência, os riscos, o tempo e a informação, todos devem ser bem conhecidos pelos gestores, e serão explicas em detalhes.

Desenvolvimento:

2.1 Pesquisa de Mercado:

Em janeiro de 1975 Bill Gates criou o primeiro computador pessoal chamado Altair. Logo em seguida foi desenvolvido um software para esse computador. No ano de 1981 foi lançado o primeiro computador pessoal que foi uma revolução na indústria da informática. Naquela época, Bill Gates já acreditava que a criação de softwares, seria mais decisiva do que a produção de máquinas ou processadores.

Até meados dos anos 2000, não era difícil enxergar a Microsoft como a maior companhia de softwares do mundo. Contudo, tudo isso mudou com o surgimento dos smartphones, que foram bem aproveitados pela Apple e o Google, com o surgimento do IOS e Android, respectivamente. A empresa de Bill Gates até tentou reagir com o Windows Mobile, mas não foi suficiente. Mais tarde, surgiram os tablets. Novamente, a Microsoft ficou para trás mesmo depois de ter lançando seu primeiro modelo, o Surface.

Atualmente a Microsoft enfrenta sérios problemas porque o mercado, os consumidores exigem sempre inovação, neste sentido a Apple e o Google saíram na frente lançando tecnologias muito bem aceitas pela maioria dos consumidores. A Microsoft precisa com urgência superar a cultura de se manter num “mundo antigo”. Mesmo com mais da metade da receita ser de clientes corporativos, resistentes à mudança, é urgente que a empresa mude suas diretrizes. O tempo passa e as coisas, as pessoas mudam, evoluem e a empresa precisa acompanhar estas mudanças ou ficará cada vez mais para trás.

Em primeiro lugar a empresa precisa desenvolver produtos e programas mais competitivos, fazer uma campanha entre seus principais clientes que são resistentes à mudança, para convencê-los de que a mudança é inevitável e irreversível. É um processo sem volta, pois as novas tecnologias deram muito certo,a Microsoft precisa apresentar resultados aos seus clientes resistentes a transição, mostrando e provando a eles de como as novas tecnologias são mais vantajosas, assim ira convencer até os mais resistente de que a mudança é necessária e vantajosa.Caso a empresa não faça isto logo,continuar com sistemas antigos só porque tem clientes que são resistentes a mudanças, ira com certeza perder cada vez mais clientes e espaço no mercado, que só cresce.

Todo setor de atividade importante já passou em alguma ocasião por rápida expansão. Alguns setores que agora atravessam uma onda de entusiasmo expansionista estão, contudo, ameaçados de decadência. Outros, tidos como de rápida expansão e fase de amadurecimento, na verdade pararam de crescer. Em todos os casos, a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado ou detido não é porque o mercado está saturado. É porque houve e há uma grande falha administrativa.

. O grande problema da Microsoft foi fugir do padrão de mercado de seus concorrentes. Necessitava apenas de mais investimentos, aplicativos, atualizações, problemas considerados simples quando se tratando da Microsoft.

Ela pecou na demora em se adequar às novidades, que no final, se transformaram em necessidades dos usuários. Pra começar faltou pesquisa de mercado, se ela tivesse feito pesquisas, ouvido a opinião dos clientes, teria descoberto antes de seus concorrentes que novas tecnologias e produtos seriam muito bem aceitos pelos consumidores, assim teria bem mais tempo para convencer seus clientes corporativos a fazerem as mudanças necessária. Faltou também o espírito empreendedor que tinha no começo. A empresa ia tão bem que não se preocupou com o futuro, com os concorrentes, achando que tinha todo o controle. De nada adianta se em cada 10 computadores vendidos, a Microsoft instala seu Windows em 9,se a maioria dos consumidores não querem mais pcs.

Agora estão reaprendendo a competir Para quem só vendia software e sistema operacional está muito difícil competir com empresas que já estão investindo em tecnologia móvel há muitos anos.

2.2 MARKETING

Um dos conceitos de Kotler, fala em estar atento aos concorrentes segundo o autor este conceito é a concorrência é dividida em quatro tipos que são:

Concorrência de Marcas: nela uma empresa vê suas concorrentes como outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos mesmos clientes seus por preços similares.

Concorrência setorial: uma empresa vê todas as empresas que fabricam o mesmo tipo de produto ou classe de produto como suas concorrentes.

Concorrência de forma: nesta a empresa vê todas as demais fabricantes de produtos que oferecem o mesmo serviço como suas concorrentes.

Concorrência genérica: A empresa vê como suas concorrentes, todas as empresas que competem pelo dinheiro dos mesmos consumidores.

Segundo Kotler, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Quando falamos em produto temos que ter em mente que ele é muito mais que uma oferta tangível. É algo oferecido a um mercado para satisfazer desejos e necessidades, podendo ser algo físico, um serviço ou até mesmo um evento.

Todo produto tem um ciclo de vida,assim como os seres humanos,eles também nascem, passam por um período de maturidade e tendem a cair no esquecimento, salvo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com