TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Casos: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Tudo depende de organizações, elas fornecem os meios de subsistências para muitas pessoas, salários, lucros, são esses rendimentos que permitem às pessoas adquirir o que necessitam. É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar seus recursos.

Organizações:

É um sistema de recursos que procura realizar algum objetivo. Seus principais componentes são:

Recursos (As pessoas são o principal recurso das organizações);

Processos de transformação (Por meio de processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados); divisão do trabalho (É o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização);

Objetivos

Toda organização existe com a finalidade de fornecer alguma combinação de produtos e serviços, seu principal recurso são as pessoas, organizações são grupos de pessoas que usam recursos. A organização transforma os recursos para produzir os resultados, o processo utiliza recursos para fornecer produtos e serviços, são esses processos:

Produção (Transformação de matérias-primas por meio da aplicação de máquinas, em produtos e serviços);

Administração (Transformação de um pedido na entrega de uma mercadoria ou prestação de um serviço);

Administração de RH (Transformação de mão de obra em disponibilização de pessoas).

A divisão do trabalho permite superar as limitações individuais por meio de especialização.

Organizações se dividem em três tipos:

Governo: serviço público empresta serviço aos cidadãos;

Empresas: vende produtos e serviços para obtenção de lucros;

Terceiro setor: tem origem na sociedade e não no governo, sem fins lucrativos.

As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas para que se consiga realizar seus objetivos, funções importantes:

Operações: indica todos os tipos de operações de fornecimento de produtos ou serviços, com três tipos de produção: em massa, por processo contínuo e unitário em pequenos lotes, o que difere as três é que a primeira fornece grande número de produtos e serviços idênticos, a segunda fornece virtualmente um único produto e a terceira fornece por encomenda.

Marketing: mantém ligação entre a organização e seus clientes, o marketing abrange atividade de pesquisas, desenvolvimento de produtos, distribuição, preço, promoção, propaganda e vendas.

Pesquisa: transforma as informações em produtos e serviços.

Finanças: cuida do dinheiro da organização, tem por objetivo a proteção e a utilização de recursos, decisões de investimento financeiro, controle e destino de resultados.

Recursos Humanos: encontra, atrai e mantém as pessoas até a pessoa se desligar da empresa, planeja mão de obra, recruta e seleciona, treina e desenvolve avalia desempenho, remuneração e funções pós-emprego.

Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tenha desempenho de acordo com as expectativas dos usuários, são elas eficiência e eficácia, quando uma organização resolve problemas e são eficientes, todos ficam satisfeitos. Eficácia é a capacidade de resolver problemas. Eficiência é quanto mais alto o grau de produtividade, mais eficiente a organização é. A administração nesse caso tem o papel de assegurar a eficiência e a eficácia das organizações.

Administração está relacionada a tomar decisões sobre recursos e objetivos, para possibilitar a realização de objetivos, significa em primeiro lugar ação, seu processo dinâmico está ligado ao planejamento(define objetivos e recursos), à organização(define e divide trabalho), à liderança(assegura a realização dos objetivos) e ao controle(assegura a realização dos objetivos). A administração é, na atualidade, objeto de estudo sistemático, que produz um corpo de conhecimentos organizados. As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com