TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Características

Tese: Administração Características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração.

Esse trabalho descreve as razões que fizeram surgir e as características da Abordagem Humanística, a partir das suas duas escolas, a Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental e ainda há o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem comportamental. A Teoria Neoclássica que veio como uma reafirmação da Teoria Clássica na estrutura organizacional, com mais objetivos e resultados, pois os clássicos tinham um sistema muito fechado e acabaram sofrendo com a falta de trabalhos experimentais. A Teoria da Burocracia vem para ajudar para melhorar as complexidades na organização. E finalmente surge a Teoria Estruturalista, trazendo uma analise intra-organizacional e uma abordagem de sistema aberto tentando conciliar idéias clássicas com idéias humanísticas.

Administração

Conceito: é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos tendo cinco funções principais: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

A moderna teoria da administração de hoje, tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos ao longo dos séculos, evoluíram, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico. Na obra de Leo Huberman, A Historia da Riqueza do Homem, esta contida de forma sucinta como se tem o desenvolvimento do sistema capitalista e anteriormente esteve presente o desenvolvimento do sistema feudal. Onde nos é mostrada de forma clara e real as transformações sofridas pela sociedade num todo a partir das mudanças econômicas, mostrando assim como um sistema de negócios pode diretamente alterar a vida do homem. Desde a construção da Grande pirâmide, o exército romano até meados do século XVIII com a revolução industrial, presença eventos importantes da teoria da administração. Segundo prof. Antônio C. A. Maximiano foi a revolução industrial que revolucionou a produção e aplicação de conhecimentos administrativos. Naquela época havia algumas tendências administrativas: substituição do artesão pelo operário especializado, invenção das fábricas, crescimento das cidades surgimento dos sindicatos, marxismo, etc.

Nas fábricas e a preocupação com eficiência atraíram a atenção de pessoas que lançaram as bases da teoria da administração e economia, uma delas foi Adam Smith que mostrou interesse por questões administrativas. Depois veio Taylor com o livro administração de oficinas e Fayol com as funções universais da administração.

Mas no centro do processo administrativo estão as pessoas. A administração é uma competência intelectual, mas também interpessoal. Para planejar, controlar e, principalmente, organizar e executar, os administradores precisam de pessoas. Esses fatores humanos afetam o desempenho das organizações, tanto quanto os fatores técnicos enfatizados pela escola clássica.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com