TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operaçoes

Dissertações: Administração Da Produção E Operaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO MACE

ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS: PROJETO DE INVESTIMENTO

Prof. Me. Jefferson Dias

CAMPO GRANDE/MS

ABRIL 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO MACE

ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS: PROJETO DE INVESTIMENTO

Atividade Prática Supervisionada apresentada como requisito parcial para composição de nota da disciplina de Análise de Investimentos no Quinto Semestre 2014 sob a orientação do professor Me. Jefferson Dias.

CAMPO GRANDE/MS

ABRIL 2014

SUMÁRIO

Introdução.......…............................................................................................................................... 04

Etapa 01 – Projeto de Investimento……........................................................................................... 05

Etapa 02 – Elaboração do Fluxo de caixa Relevante……… ........................................................... 06

Etapa 03 – Método para Avaliação de Investimento..........................................................................08

Etapa 04 – Efeito da Inflção na Análise de Investimentos…………….............................................10

Conclusão...........................................................................................................................................15

Referências Bibliográficas/ Midia Digital ...............................................................................16

INTRODUÇÃO

Quando uma empresa avalia uma proposta de investimentos é importante observar quais são as informações mais relevantes e menos importantes que estão envolvidas nesta análise e projeção. Neste aspecto, os fluxos de caixa descontados são fundamentais para que essa análise ocorra de forma correta. Portanto, todas as informações financeiras e que estudamos, como o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o payback, e outras medidas são de suma importância para validar ou não a implantação de investimento novo.

A primeira e importante etapa desta análise é decidir quais são os fluxos de caixa que são mais relevantes e como eles podem alterar os fluxos gerais da empresa. Onde para aceitar um negocio novo, é importante saber que este projeto pode alterar os fluxos gerais da empresa no momento atual e também no futuro, pois normalmente os projetos são pensados em longo prazo.

No desenvolvimento dessa ATPS, entendemos que ao tomarmos uma decisão, seja qual for a situação profissional, pessoal e financeira, é muito importante avaliarmos todos os prós e contras dessa situação, sendo assim estudamos as vantagens e as desvantagens de iniciar o projeto escolhido em relação ao mercado atual.

ETAPA 01 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO

O que vem a ser Investimento: O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos futuros como, por exemplo, investir em: cursar uma faculdade, comprar uma casa, um carro, abrir uma empresa. Sendo assim, o ato ou ação que vem a disponibilizar em recursos monetários presentes, na expectativa de ampliar seus recursos no futuro. Conhecemos os tipos básicos de investimentos:

Investimentos Públicos: refere-se ao capital aplicado pelo Estado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que não tem como objetivo apenas o lucro financeiro. Exemplos que podemos citar são o investimento em infraestrutura como estradas, pontes, hospitais, saneamento básico e escolas, que são essenciais para a economia e crescimento de um país, bem como, na área social, urbana, transportes.

Investimentos Privados: neste investimento observamos que são os maiores geradores de tributos e emprego de um país. Pessoas físicas ou jurídicas são quem disponibilizam recursos a fim de gerar retornos monetários. As fábricas particulares, empresas de prestação de serviços, lojas de varejo, Shopping Center, etc.

Investimento Misto: com recursos disponibilizados em partes pelo governo ou entidades públicas e em partes por pessoas físicas ou jurídicas. Com esta estrutura tem-se o objetivo de gerar bem estar para a sociedade ou com retorno monetário. Pode-se citar a Petrobrás e o Banco do Brasil.

A importância do investimento para sociedade

O Investimento dá para a economia do País um fluxo continuo de crescimento. Sendo necessárias que para a economia crescer terão que aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas onde então se irá medir o PIB – Produto Interno Bruto. Certo também que ao longo do tempo a capacidade de criar novas unidades produtivas e suas capacidades virá através dos Investimentos, assim na própria empresa, quando se tem caixa sobrando é possível aplicar esses recursos no mercado financeiro e assim receber juros pela aplicação, sendo assim uma considerável fonte de receita para a empresa. Principais modalidades de aplicações financeiras:

Certificado de Depósito Bancário – CDB / Caderneta de Poupança / Debêntures / Ações de empresas negociadas na Bovespa / Fundos de Investimentos / Títulos Públicos

Porém nem todos os investimentos tem um retorno imediato, depende muito do tipo negocio investido, do setor ou área investimento. Uns demora de 3 a 4 anos, outros de 5 a 6 anos, ou ate mesmo dependendo do investimento o retorno acontece nos primeiros 12, e 24 meses. O importante é quanto mais rápido o retorno melhor, ou que demore 1, 2, 3, 4 ou 5 anos, o importante também é evitar os prejuízos.

Definição do Projeto

O negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com