TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operações

Artigo: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Consorcio Modular é forma de estruturar o processo de fabricação de um determinado produto. Esse consórcio reúne em uma mesma indústria grandes empresas especializadas nas etapas de produção de determinado produto tendo em comum suas políticas integradas e decisões tomadas por consenso com o objetivo de almejar maior valor agregado ao produto fornecido. Um grande exemplo de indústrias que se adéquam aos moldes do consorcio modular são as indústrias automobilísticas.

Com esse conceito inovador denominado consorcio modular o fornecedor perde seu espaço para os “parceiros” que tem como seu maior objetivo a formação de equipes flexíveis para o aprimoramento dos recursos disponíveis, para aumentar seus resultados e ser um modelo de alta competitividade, além de proporcionar à empresa a busca de outros aspectos de seu negocio, como logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao consumidor e em especial o desenvolvimento de outros produtos.

“ Nessa parceria os riscos e investimentos foram compartilhados de acordo com Ferro (1998 , apud WOMACK ;JONES,1998, p.372), ficando assim a empresa no caso a Volkswagen responsável pelo edifício enquanto os parceiros são responsáveis pelos móveis.”

No Brasil a empresa Volkswagen decidiu inovar e aderiu o consorcio modular com intuito de diminuir os gastos, ela implantou em sua fabrica oito grandes empresas de autopeças, todas especializadas em cada etapa do processo de produção, essas empresas que são responsáveis pela montagem final do veiculo. Essa estratégia aderida pela Volkswagen tem sido de muito sucesso.

Conforme podemos visualizar abaixo os parceiros que fazem parte desse processo na Volkswagen são eles, a Maxion (responsável chassi), a Arvin Meritor (responsável pelos eixos e suspensão), a Remon (responsável pelas rodas e pneus), a Powertrain (responsável pelos motores), a AKC (responsável pela armação da cabina), a Carese (responsável pela pintura) e a Continental (responsável pelos pneus). Mesmo não sendo ela quem fabrica a Volkswagen que é a responsável por controlar a qualidade desses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com