TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Micro E Pequenas Empresas

Exames: Administração De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

TOMADA DE DECISÃO: CUSTO VARIÁVEL E VALOR

César Augusto Tibúrcio Silva

Brasil – Distrito Federal – Universidade de Brasília

tiburciosilva@aol.com

Jameson Reinaux da Cunha

Brasil – Distrito Federal – Faculdade Michelangelo

jameson@correios.com.br

Palavras-Chaves: Tomada de Decisão; Custo Variável; Valor; Fluxo de Caixa

Tema del Trabajo: El Costos y la Tomada de Decisiones

Recursos Audiovisuais: Projetor Multimídia e computador

TOMADA DE DECISÃO: CUSTO VARIÁVEL E VALOR

Palavras-Chaves: Tomada de Decisão; Custo; Valor, fluxo de caixa

Tema del Trabajo: El Costos y la Tomada de Decisiones

Resumo

O processo de tomada de decisão nas empresas geralmente busca o equilíbrio entre os interesses dos administradores e dos acionistas. Sendo o custo e o valor fortes componentes de decisões estratégicas, portanto se faz necessário sua estruturação, compreensão e análise. A prática inadequada de utilização desses componentes na tomada de decisão constitui um entrave ao surgimento de propostas e medidas corretivas que permitam a melhoria da gestão das organizações. Esse trabalho investiga fundamentos para reflexão sobre a eficácia da tomada de decisão quando da utilização de custo, fluxo de caixa e seu auxílio na maximização do valor da empresa. Há vários estudos que demonstram a utilização de custo e fluxo de caixa como técnica adequada na tomada de decisão. Porém esses estudos dificilmente avaliam se esta decisão representa um acréscimo de valor para a empresa. É admissível pensar que as empresas vencedoras serão aquelas que combinarem gerentes competentes com processos de tomada de decisão de visão realista.

1. INTRODUÇÃO

No contexto da gestão empresarial, a contabilidade é entendida como um sistema provedor de informações que objetivam subsidiar o processo decisório de empresas. Vários são os autores que têm assim se manifestado.

Horngren, Sundem & Strantton (1996; 4) destacam que quase todos os gestores em todas as organizações estão mais bem preparados para desempenhar suas funções quando têm uma razoável compreensão dos dados contábeis. Acrescentam, ainda, que, em geral, esses usuários da informação contábil encontram-se classificados em duas categorias: a) aqueles gestores que usam a informação para planejar e controlar operações de rotina; e b) aqueles que usam a informação para a tomada de decisões não-rotineiras –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com