TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção E Operação

Exames: Administração De Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

Administração da Produção e Operações – 6ª Série

Prof. Luiz Rigatto

ETAPA 1

PASSO 1

Pesquisar, na bibliografia padrão - PLT e em outras fontes disponíveis na biblioteca de sua unidade, a evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje. Retomar os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada. 2 Elaborar uma síntese de aproximadamente 500 palavras sobre os temas citados.

A Administração da Produção é o gerenciamento das operações físicas da empresa. O termo se aplica aos ambientes de serviços e ao chão de fábrica. A preocupação da gestão de operações é melhorar o desempenho dos recursos produtivos homens, máquinas, materiais, sistemas de administração, em qualquer unidade econômica.

O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

Visando maior eficiência nos processos de produção e projeto, as indústrias de produtos seriados, com destaque para a indústria automobilística, passaram a adotar estratégias de atuação que priorizavam o paralelismo entre atividades e decisões entre processos. A mais notável destas estratégias é a Engenharia Simultânea, que é amplamente utilizada em indústrias modernas e que começa a ganhar maior atenção da Construção Civil como técnica que possibilita uma melhor eficiência na troca de informações entre processos e facilita a gerência das atividades inerentes ao empreendimento.

A Tecnologia de Grupo reúne os objetos com atributos similares em famílias, que são definidas por TATIKONDA & WEMMERLÖV (1992) como uma coleção de objetos que dividem características específicas (de projeto, manufatura, compras, etc.) identificadas para um propósito bem definido. Todos os objetos em uma família requerem métodos similares de tratamento e manuseio, e os ganhos de eficiência são atingidos pelo processamento conjunto dessas peças. O projeto e a manufatura são os principais campos de aplicação da TG.

O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na recém inaugurada fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende, por exemplo. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.

Durante décadas, o atual conceito de Manufatura Enxuta evoluiu em busca de tornar as empresas mais competitivas eliminando os desperdícios e melhorando os resultados do sistema produtivo, para conseguir menores custos de produção a médio e longo prazo. A redução dos custos de produção através da economia de recursos do sistema produtivo fizeram com que as empresas de manufatura aumentassem sua produtividade atuando principalmente nas configurações das células de produção.

O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Nas últimas décadas, a indústria de manufatura tem sido marcada profundamente pela introdução de novas tecnologias, as quais têm modificado os conceitos de produção. Aumento dos índices de produtividade, acompanhado por alta qualidade, são fatores que mostram a importância destas tecnologias na indústria atual. Os sistemas flexíveis da manufatura - FMS - são exemplos destas novas tecnologias. A complexidade destes sistemas cria a necessidade de se ter ferramentas que permitam a avaliação do seu desempenho. Neste artigo são discutidos aspectos relacionados a medidas de desempenho de sistemas FMS, para ajudar a tomada de decisão. Atenção especial é dada à utilização de modelos analíticos, na forma de redes de filas fechadas. Aspectos da implementação de um modelo simples de um FMS, usando modelos de redes de fila, são apresentados e os resultados das medidas de avaliação são discutidos.

Torna-se cada vez mais importante para as empresas o modo como o fluxo de informações é planejado e implementado. O desafio de produzir de forma ágil, com grande flexibilidade, baixo custo e alta qualidade, exige que todos os envolvidos tenham acesso a toda informação de que necessitem, de forma simples e imediata, além do fato de que a disponibilidade de dados seguros sobre o processo, em tempo real, permite uma melhor tomada de decisões nos diversos níveis da empresa, melhorando sua performance, seja em termos de aumentar a produtividade, a lucratividade, ou ambas, por isso a existência da Manufatura Integrada por Computador.

O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

Customizada vem do inglês "Custtomers" significa cliente ou freguês. Então produção customizada é qualquer produto que é personalizado para o cliente, pode ser qualquer coisa: um carro, roupa, educação, perfume, curso, etc.

Você vê quais são as necessidades da pessoa e responde com o produto ou serviço adequado, o produto conforme o cliente pediu, o “seu” produto.

Os principais aspectos que caracterizam a produção customizada é a existência de mercados fragmentados, com nichos heterogêneos e demanda instável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com