TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Micro E Pequenas Empresas

Artigo: Administração E Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 14

CONHEÇENDO A NATURA

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Principal atividade: Cosméticos Fragrâncias & Higiene Pessoal

Esse trabalho apresenta um estudo de caso de uma empresa do setor de cosméticos, a Natura, onde são analisados alguns conceitos relacionados à gestão estratégica de marketing da empresa e as principais características mercadológicas relacionados aos produtos. Destaca-se ainda, o mercado de atuação da empresa, algumas estratégias utilizadas para conseguir a liderança de mercado no Brasil e estratégias específicas relacionadas ao composto de marketing, o chamado 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Sabe-se que o marketing é uma área muito importante para as empresas e neste caso a Natura consegue através da prática de mercado aplicar diversas ferramentas mercadológicas importantes e que faz com que a empresa seja considerada um exemplo de sucesso e destaque empresarial. PALAVRAS-CHAVE: Natura, estratégia, mercado, composto de marketing,

HISTORICO

A empresa foi criada em 1969, quando Antônio Luiz da Cunha SEABRA,

Abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos.

Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de

bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No

período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o

mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria.

A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e

Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápica Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.

A empresa passou a década de noventa reorientando a carteira de produtos para linhas com base nos conceitos de biodiversidade. Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. A conclusão da fábrica permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões.

O ano de 2005 marca o início das operações no México, apesar de há dois anos já vender seus produtos.

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, somos a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, somos uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Em nosso comportamento empresarial, buscamos criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditamos que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, buscamos manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem temos contato, em um exercício contínuo de transparência.

Nossos produtos são a maior expressão de nossa essência. Para desenvolvê-los, mobilizamos redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utilizamos testes em animais e fazemos observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.

Consideramos as consultoras e os consultores nossos primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, com quem incentivamos que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.

Estimulamos o desenvolvimento pessoal, material e profissional de nossas consultoras e nossos consultores e os encorajamos a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.

Visão de mundo

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Razão de ser

Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem

Bem-Estar

É a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem

É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

Fizéssemos um portfólio de produtos que inclui soluções para diversas necessidades dos nossos consumidores, homens e mulheres de todas as idades, tais como produtos de tratamento da pele do rosto e do corpo, cuidado e tratamento dos cabelos, maquiagem, perfumaria, produtos para o banho, proteção solar, higiene oral e linhas infantis. Nossas principais linhas de produtos conceituais são:

PRODUTOS

OS PRODUTOS NATURA SÃO CLASSIFICADOS COMO BENS DE CONVENIENCIA, que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com