TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Casos: Administração Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução

Dados da empresa

Marketing para o século XXI

Informações sobre a Marca da empresa

Principais concorrentes, posicionamento e diferenciações dos produtos

Análise Swot

Posicionamento atual da empresa

Estratégias do Mix de Marketing (4Ps) da empresa

Estratégias para os 4Ps e para a Marca

Recomendações de ações para motivação d Força de Venda

Resultados esperados das estratégias recomendadas

Conclusão

Referências bibliográficas

INTRODUÇÃO

Administração Mercadológica é a mesma que Marketing, a administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja.

Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra.

Analisando o que é Administração e o que é Marketing chegamos a seguinte conclusão:

A administração envolve, entre outros atos, a detecção do problema, o planejamento, a execução do planejamento e o controle.

O Marketing vem da palavra Market que significa "mercado" com a terminação "ing" geralmente é utilizada para colocar um verbo no gerúndio, o que deduz-se que, marketing é o mesmo que "fazendo mercado".

Portanto, o ato de Administrar o Mercado também pode ser traduzido por esse Fazendo Mercado. Ninguém faz mercado sem estudá-lo, planejá-lo e controlá-lo adequadamente.

Quando o Administrador Mercadológico monta o ciclo de vida de um produto, ele está, ao mesmo tempo, detectando o que o cliente necessita, como necessita e por quanto tempo necessita, depois ele planeja como ele irá lidar com essa necessidade do mercado para finalmente acompanhar se o desempenho do produto lançado acompanha o planejado.

No trabalho a seguir iremos apresentar todas as etapas do planejamento realizado pela empresa Habibi´s a fim de se manter forte no mercado. Seu segmento é o chamado fast food – que por tradução, significa comida rápida – consiste num departamento da alimentação cuja produção de itens padronizados com o mesmo sabor, peso e aparência é feita de maneira rápida. Criado nos Estados Unidos na década de 1950, o conceito de fast food foi amplamente difundido para o resto do mundo revolucionando o setor alimentício.

Tal fato pode ser explicado pela cultura geral da globalização, que fez com que as pessoas tenham menos tempo disponível para suas refeições e, portanto, procurassem uma opção mais rápida e prática.

DADOS DA EMPRESA

Razão social: Alsaraiva Comércio e Empreendimentos Imobiliários

Nome fantasia: Habib’s

Localização: Rua João Colin, nº 518 – Centro – Joinville / SC

Segmento em que atua: Fast Food

Porte: Empresa de grande porte

Missão e Valores

Missão: Servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção, aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo.

Valores: Acessibilidade, qualidade, empreendedor, ousadia, inovação, dignidade, perseverança, hospitalidade.

Produtos comercializados: O Habib’s é uma rede brasileira de fast food, especializada em comida árabe, como esfiha, quibe e beirute, e com o crescimento da rede, o cardápio se diversificou e hoje conta com mais de 70 itens, desde sanduíches até sorvetes.

Público alvo: O público alvo são pessoas de diversas idades que buscam uma refeição de custo acessível e rápido.

Nome e cargo do contato: Alberto Luiz Hoffmann – supervisor

MARKETING PARA O SÉCULO XXI

De acordo com as duas leituras sugeridas: “Marketing para o século XXI” e “Marketing 3.0”, pudemos perceber que houve muitas mudanças no estilo e no modo de se ver o marketing praticado pelas empresas. Na década de 1960, a bibliografia era basicamente descritiva. Existiam três abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas e a abordagem funcional que descrevia como as diversas atividades de marketing — publicidade, força de vendas, política de preços — atuavam no mercado. O que levava os gestores a verem o marketing sob o ponto de vista administrativo, no qual, em qualquer lugar, os gestores de marketing deparavam-se com inúmeras decisões difíceis: tinham de escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver as características e os benefícios ideais do produto, definir um preço efetivo e decidir sobre o tamanho e a alocação adequados da força de vendas e dos diversos orçamentos de marketing. Além disso, tinham de tomar essas decisões a despeito das informações incompletas e da dinâmica do mercado em constante mudança. Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências.

Antigamente toda a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com