TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFO - O Valor Do Tempo Sobre A Moeda

Exames: AFO - O Valor Do Tempo Sobre A Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

O passado da economia brasileira assombra hoje até os mais otimistas dos economistas. Dólar “nas alturas”, inflação, desemprego e insegurança, são palavras bem conhecidas da nossa população até alguns anos atrás.

Houve nos últimos seis meses uma desvalorização do Real em 30% em relação à moeda americana. A situação toma forma bem prosaica e concreta no encarecimento de quaisquer produtos importados.

A economia global entra em uma nova fase, que reserva ao Brasil, um período de turbulências e incertezas que com certeza já afetam nossas finanças.

Entendendo melhor:

Moeda

Popularmente falando, a moeda é o dinheiro (utilizado em compras); moeda que define riqueza de renda. A classe econômica define a moeda como um estoque de riqueza, um padrão de valor, um meio de troca.

Mantendo essa definição:

 Estoque de riqueza: uma das funções da moeda é servir de estoque de riqueza.

 Padrão de valor e de pagamento diferido: o padrão de valor nada mais é do que o uso da moeda como comparativo de valores relativos de determinados bens e serviços. Assim como o grama é um medidor de peso, a moeda é um medidor de valor. A função de padrão de pagamento diferido é, o padrão pelo qual são expressos os pagamentos futuros.

 Meio de troca: essa é a principal função da moeda, e só ela a possui. Antes do uso da moeda, o "escambo" era o meio pelo qual se trocavam os bens e serviços. Durante as épocas de guerras, e mesmo hoje, pode vir a ser utilizado. As trocas feitas na Suécia e nos Estados Unidos são um exemplo vivo da utilização do escambo, hoje em dia, como meio de driblar os altos impostos

Moeda constante

Contadores e executivos, sempre fazem comparações de tempo, e isso leva à avaliação dos resultados dos produtos e serviços da empresa e do próprio desempenho de seus gestores.

A moeda constante representa a moeda ou unidade monetária que, a qualquer tempo, é passível de comparação, para análises. Qual o valor da empresa no ano passado, e hoje, quais as diferenças e por quê? Quais os valores dos faturamentos dos anos anteriores, houve melhora, quanto?

O dólar americano, é a moeda de maior circulação em todo o mundo. Sem dúvida, apesar de todos os seus problemas, continua a moeda mais forte da economia mundial, sendo "utilizada como referência nas transações internacionais".

Inflação

Devemos separar o que realmente é inflação do índice de custo de vida que muitos confundem. O índice de custo de vida mede os preços que o consumidor paga, quando faz suas compras nos supermercados ou nas lojas. Já a inflação é uma combinação dos vários índices, entre eles: o próprio índice de custo de vida, índice da construção, índice dos preços por atacado, etc.

A inflação é o aumento persistente dos preços em geral, que resulta uma contínua perda do valor de aquisição da moeda da moeda. Isso acontece quando se procura mais do que se oferece, ou seja, quando os gastos superam os ganhos, provocando uma escassez de moeda.

As empresas, para continuarem em num mercado extremamente competitivo, necessitam avaliar e analisar tanto os índices gerais de preços da economia como um todo, quanto saber qual sua respectiva influência no seu próprio índice interno de preços. O objetivo é traduzir todos os valores da empresa a um "denominador comum monetário" para realizar todas as análises econômico-financeiras possíveis e necessárias para sua gestão.

O Valor da Moeda

Países elaboram o que chamamos de “Modelos Econômicos”, que por sua vez são responsáveis por empregar alguma “Unidade Monetária”, como medida de valor. (No Brasil, temos o Real como unidade monetária.)

Seguindo os modelos econômicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com