TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração das operações produtivas

Artigo: Administração das operações produtivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:Administração das operações produtivas

No mercado atual, dificilmente alguma empresa consegue acertar 100%, de suas estratégias de planejamento de capacidade teórica, em relação as flutuações de demanda. Pensando nisso, (Sobral e Peci),trabalham na hipótese das empresas, adotarem 3 tipos de estratégias: a estratégia de antecipação, a estratégia de reação e a estratégia de acompanhamento. Na estratégia de antecipação, as empresas procuram aumentar mais seus estoques, para não perderem as novas oportunidades, que o mercado possa oferecer, á respeito do alto índice de demanda que ela venha a necessitar, mas é claro, que essa estratégia, se torna arriscada, porque a empresa sempre necessitará, da dependência do alavancamento da demanda. Outra estratégia citada, é a de reação, onde, as empresas aguardam o aumento da demanda, para depois, se adaptarem a quantidade esperada de sua capacidade, se trata de uma opção menos arriscada, mas ao mesmo tempo, pode interferir no crescimento de oportunidade da instituição. E por ultimo temos, a estratégia de acompanhamento, que prioriza minuciosos controles da subtração ou adição de poucas quantidades de capacidade, dependendo da variável mudança de demanda em relação ao mercado, diminuindo os riscos das operações, mas ao mesmo tempo, gera inseguranças aos funcionários, e dependendo da situação, ela agrega um custo considerado maior para a empresa.

Devido a essas peculiaridade, devemos implantar, o equilíbrio de sua capacidade teórica, adicionada com a demanda.Um modo de conseguir isso,é através de um bom plano de negócio, onde se prioriza, os conceitos do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil dos clientes, a demanda dos produtos, o marketing a ser implantado, o composto mercadológico (produto, preço, promoção e ponto de venda), a disponibilidade de mão de obra e a adaptação á demanda dos produtos.

Outro fato interessante a se trabalhar, é a implementação da pesquisa de mercado, vale destacar, o potencial do mercado, a demanda de mercado, o potencial de vendas, a demanda da empresa, a previsão de vendas e a segmentação do mercado atuante.

Para que se tenha um equilíbrio de mercado, é necessário uma pesquisa da lei da oferta e da lei da procura, onde os dois devem caminhar juntos, para que não ocorra uma ruptura no mix da empresa. O controle de estoque é crucial dentro de uma empresa, a logística deve trabalhar de forma rápida, eficaz e organizada.Cada empresa deve-se adaptar da melhor maneira possível, ao potencial mercadológico existente atualmente, sem dizer, que estamos vivendo num mundo globalizado, onde os pequenos detalhes podem influenciar, no crescimento das empresas ou no declínio das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com