TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroindustria Horticultura

Pesquisas Acadêmicas: Agroindustria Horticultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2012  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 11

A respeito de Mokiti Okada

O fundador da Agricultura Natural, Mokiti Okada viveu entre 1882 a 1955. Buscando a Verdade sobre a Vida, em 15 de junho de 1931, recebeu a revelação sobre a transição da Era da Noite para a Era do Dia, com a missão de criar a Verdadeira Cultura. Mokiti Okada foi filósofo, arquiteto, paisagista, poeta, pintor, fundador do estilo Sanguetsu de Ikebana, colecionador de obras de arte, crítico dos vários tipos de arte e religioso. Era um visionário de nível elavado. Dedicou toda sua vida para a salvação da Humanidade

Origem da Agricultura Natural

A filosofia da Agricultura Natural teve início com a publicação do poema sobre o ciclo da vida em 20 de novembro de 1931:

“Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível Lei do Ciclo da Vida”.

Em 1935 Mokiti Okada mudou-se para a residência de Tokyo, Tamagawa, Houzansou. No ano seguinte começou a criação de aves de postura, e em 1.000 m2 começou a produzir hortaliças, flores e parreiras de uva. Em 1942 começou o plantio de arroz inundado, obtendo resultados positivos, e em função disso iniciou a divulgação da Agricultura Natural.

Observação da Natureza

Observar a Natureza, significa observar o estado original do ecossistema na própria Natureza, identificando e sentindo de forma objetiva, todo o processo, bem com os vários mecanismos envolvidos na fase de crescimento pela qual todos os seres vivos ali presentes estão passando.

Agricultura: a coisa mais importante deste mundo

Deve-se buscar a Verdade na Grande Natureza e concretizá-la na vida diária e no trabalho. Mesmo quem não é agricultor deve entender que buscar a Verdade na Natureza é o primeiro passo para qualquer pessoa alcançar a felicidade. E trabalhar na agricultura é uma grande permissão de aprender diretamente com a Natureza, pois a inteligência que dela flui é como uma fonte. A afirmação “A inteligência divina é como uma fonte” é mesmo uma verdade. Quanto mais se busca, mais se adquirem conhecimentos.

Agricultura: a coisa mais importante deste mundo

O praticante da Agricultura Natural deve entender que não são as técnicas agrícolas apreendidas que vão propiciar-lhe o caminho da verdadeira agricultura, mas sim a prática da filosofia da agricultura de Mokiti Okada, através do desenvolvimento do verdadeiro aprendizado da Lei da Natureza. O agricultor entendendo que faz parte do ciclo da vida, naturalmente aprenderá a almejar a saúde e a felicidade da humanidade como um todo, trabalhando em conjunto com a natureza, seguindo-a como um modelo.

O extensionista tem a missão de apoiar o produtor neste caminho, nesta identificação da Lei da Natureza como orientadora.

A Missão da Agricultura Natural

Na agricultura atual, a poluição ambiental resulta na contaminação dos alimentos, levando a ameaçar a vida humana. Mesmo que a curto prazo a agricultura convencional pareça estar aumentando a produtividade, alongo prazo podemos dizer que está aproximando a humanidade de sua própria destruição.

A sociedade atual não está levando em consideração apropria vida, por isso a Agricultura Natural assume papel essencial uma vez que respeita as Leis da Natureza, estimulando o uso dos 5 sentidos e fazendo despertar a sensibilidade do Homem para a Vida.

Produção de alimentos com valor biológico

Viabilidade econômica

Produção de quantidades suficientes

Proteção do meio ambiente

Viabilização do uso contínuo da mesma área.

Conceito da Agricultura Natural

A Verdade é o próprio estado natural das coisas. O sol desponta no nascente e desaparece no poente; o homem inevitavelmente caminha para a morte (essa morte a que o budismo se refere com a expressão “tudo que nasce está sujeito a desaparecer”). O homem manter-se vivo através da respiração e da alimentação também é verdade.

Conceito da Agricultura Natural

Conceito da Agricultura Natural é respeitar profundamente a Natureza, tendo-a como padrão e assimilando-a. Resultando na busca da Verdadeira Saúde, a começar pelo Homem, solo, planta e animais e todos os demais seres vivos.

Mokiti Okada, o Criador da Agricultura Natural, dizia: “Não existe orientador na Agricultura Natural”. Por quê? Praticando-a, os senhores poderão, pouco a pouco, sentir que isso é realmente verdade. Na agricultura não existe orientador. Então, quem orienta? Eu não sou orientador. Eu sou um apresentador. A Grande Natureza em si e a própria vida em si são os professores. Eu só farei um esboço geral do que vem a ser a Natureza. Se existe algo que eu possa ensinar é a forma como aprender.

Postura do praticante de Agricultura Natural

A Agricultura natural como Objetivo de vida, como filosofia de vida dos agricultores.

A Agricultura natural não é simplesmente uma técnica agrícola, mas sim é a própria busca do “caminho da concretização da Verdade” ou do “caminho correto”. Em primeiro lugar, o que os praticantes da Agricultura Natural precisam fazer é sempre estar corrigindo seu sentimento, sua postura e principalmente, sua percepção. Isso porque, tanto as técnicas agrícolas como o próprio cultivo da lavoura, refletem perfeitamente o sentimento e a vontade de cada um daqueles que o praticam.

Observação da Natureza

A Teoria da intuição diz o seguinte: É algo dificílimo ver as coisas exatamente como elas são, captar o seu verdadeiro sentido, sem cometer o mínimo engano. Estudemos o porquê dessa afirmativa

Os conceitos formados pela instrução que recebemos, pela tradição, pelos costumes, etc., ocupam, o subconsciente humano formando como se fosse uma barreira, e dificilmente o percebemos. Tal barreira constitui um obstáculo quando observamos as coisas.

Conceito da Agricultura Natural

A observação é o início do amor

Tanto o solo como as culturas, possuem sentimentos.Eles podem estar sempre calados, mas de alguma forma, estão conversando conosco.A cor, a forma, o estado, o odor, o sabor, tudo são formas de falar, VOZES SEM SOM. E a melhor forma de escutar estas “vozes” é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com