TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alinhamento Estrategico

Artigos Científicos: Alinhamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  6.322 Palavras (26 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 26

Alinhamento Estratégico: Alavancando a Tecnologia da Informação para Transformar Organizações

Artigo traduzido e adaptado de: HENDERSON, J.C. e VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: Leveraging information technology for transforming organizations, IBM Systems Journal, v.32, nº 1, 1993, p.4 -16.

Alinhamento Estratégico: Alavancando a Tecnologia da Informação para Transformar Organizações

J.C. Henderson e N.Venkatraman

É evidente que, mesmo depois que a tecnologia da informação (TI) ter evoluido de sua orientação tradicional de suporte administrativo para um papel mais estratégico dentro da organização, ainda existe falta de estruturas fundamentais na compreensão do potencial de TI nas organizações do futuro. Neste texto, desenvolvemos um modelo para contextualizar e direcionar a área emergente da gerência estratégica da tecnologia da informação (TI). Este modelo, denominado Modelo de Alinhamento Estratégico, é definido em quatro áreas fundamentais de definição estratégica: estratégia de negócios, estratégia de TI, infra-estruturas e processos organizacionais, e infra-estrutura e processos de TI – cada um com suas dimensões subjacentes. Demonstramos a força desse modelo em duas características fundamentais do gerenciamento estratégico: Enquadramento ou ajuste estratégico (inter-relações entre componentes externos e internos) e integração funcional (integração entre negócio e áreas funcionais). Mais especificamente, derivamos quatro perspectivas de alinhamento com implicações específicas para guiar a prática gerencial nesta importante área.

(1) É consenso que o papel e o impacto da tecnologia da informação nas organizações atuais têm mudado significativamente na última década. Em todo um amplo espectro de mercados e países, a TI está deixando seu papel tradicional de suporte operacional e evoluindo em direção a um papel estratégico com um potencial para não só apoiar estratégias de negócios definidas, mas também para modelar novas estratégias. Porém ainda existe uma preocupação crescente com o fato de que o retorno do investimento em TI não está sendo alcançado. Como nós podemos reconciliar o crescimento drástico do papel da TI, nas organizações e mercados, com a evidência de se ter conseguido, até agora, ganhos produtivos mínimos em um nível agregado da economia?

(2) Nós entendemos que a incapacidade de tornar concretos e visíveis os valores dos investimentos em TI é, em parte, motivada pela falta de alinhamento, nas organizações, entre as estratégias de negócio e as estratégias de TI. Nós vemos a estratégia envolvendo a formulação (decisões pertinentes à competitividade, e definições de produto-mercado),como a implementação (opções que dizem respeito à estrutura e à capacidade da empresa em executar suas opções produto-mercado). Nosso conceito de alinhamento estratégico é fundamentado em duas hipóteses básicas:

(a) o desempenho econômico é diretamente ligado à habilidade da gerência para criar um enquadramento estratégico entre a posição da organização no cenário competitivo do produto-mercado e no design de uma estrutura administrativa apropriada para sustentar sua execução. Esta hipótese é coerente com o axioma, geralmente aceito, de que as definições estratégicas nos ambientes internos e externos devem ser consistentes.

(b) este enquadramento estratégico é absolutamente dinâmico. As formulações feitas por uma empresa (fundamentalmente estratégica), vão ao longo do tempo provocar ações similares, que necessitarão de respostas. Portanto, o alinhamento estratégico não é um evento mas um processo contínuo de adaptação e mudança.

(3) Neste contexto, um fator crítico para alcançar esta capacidade dinâmica não é um conjunto específico de funcionalidades tecnológicas sofisticadas, mas de um portfólio de capacidades organizacionais com potencial para alavancar tecnologia de forma a diferenciar suas operações dos competidores. Em outras palavras, nenhuma aplicação isolada de TI, ainda que sofisticada ou "de ponta", pode sustentar uma vantagem competitiva. Pelo contrário, a vantagem é adquirida através da capacidade da organização em explorar as funcionalidades da TI continuamente. Isto requer uma mudança fundamental no pensamento gerencial sobre o papel da TI na transformação organizacional, assim como a compreensão dos componentes críticos das estratégias de TI e seu papel em suportar e modelar as decisões estratégicas do negócio.

(4) Apesar de existir algum consenso do papel da mudança da TI nas organizações, os gerentes ainda se deparam com questões básicas como:

• Quais são as implicações da TI nas minhas operações do negócio? Hoje? No futuro?

• Quais são as perspectivas e alternativas para alavancar as capacidades de TI para as operações ?

• O foco da competência da TI está dentro ou fora das operações?

• Qual o papel do executivo da alta direção para alavancar as capacidades de TI?

• Como a função de TI deve ser organizada, e qual o papel da terceirização de TI?

• Quais são os critérios apropriados para avaliar os benefícios provenientes da TI?

(5) Nós tentamos responder estas questões com o desenvolvimento de um modelo, que define um conjunto básico de escolhas estratégicas com que se deparam os gerentes, e, analisando como elas interagem. Como uma introdução ao desenvolvimento de um determinado modelo, vamos considerar como as organizações estão alavancando as capacidades de TI para modelar e apoiar suas estratégias de negócio através dos quatro exemplos seguintes:

• Eastman Kodak Company e IBM anunciaram um “acordo incomum no qual IBM vai absorver o trabalho feito por 4 centros de informação, ao mesmo tempo que 300 trabalhadores da Kodak passariam a trabalhar para a IBM” (Jornal Wall Street, 26 de julho de 1989). A Kodak espera cortar seus custos operacionais em aproximadamente 50%. Por outro lado, a Kodak deixou a gerência de sua rede de telecomunicações para a Digital Equipment Corp. e a manutenção de seus computadores pessoais para a Computerland Comp.

• Baxter Healthcare Comp. lançou um novo programa de negócios, ValueLink, onde ela assume a função de gerência de material de seus consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com