TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2013  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE SOBRE CRÉDITO E COBRANÇA, MATEMÁTICA FINANCEIRA E FONTES DE FINANCIAMENTOS DA TRANSPORTADORA JAMEF.

ANÁLISE SOBRE CRÉDITO E COBRANÇA, MATEMÁTICA FINANCEIRA E FONTES DE FINANCIAMENTOS DA TRANSPORTADORA JAMEF.

Projeto integrado multidisciplinar, elaborado como requisito para graduação do curso Superior de Tecnologia de Gestão Financeira da Universidade Paulista (Interativa).

São Paulo

2012

RESUMO

Foi feita uma análise sobre crédito e cobrança, matemática financeira e fontes de financiamento da transportadora Jamef. Como resultado da análise observou-se que a empresa adota bons critérios na concessão de crédito e eficazes ações de cobranças; a Jamef utiliza amplamente a matemática financeira para muitos cálculos que são necessários para o perfeito equilíbrio dos processos da empresa; e também se obteve conhecimento que a empresa utilizou uma fonte de financiamento externa (leasing) para a compra de caminhões de grande porte, de modo que esta decisão impactou no crescimento da empresa. Na conclusão fazem-se recomendações a cerca destas três disciplinas. Algumas recomendações são o aprimoramento das estratégias de crédito e cobrança; ao financiar levar em consideração o investimento e as operações da empresa; analisar fatores críticos que são importantes no momento de decidir por um financiamento; e utilizar técnicas específicas para calcular e analisar os investimentos como payback, TIR, VPL, orçamento de capital, etc.

Palavras-Chave: Crédito e cobrança, Matemática, Fontes de financiamento.

ABSTRACT

An analysis was made on credit and collections, financial mathematics and funding sources Jamef carrier. As a result of the analysis showed that the company has good criteria for granting credit collections and effective actions, the Jamef widely used mathematics to many financial calculations that are needed for the perfect balance of business processes, and also gained knowledge that the company used an external source of financing (leasing) for the purchase of large trucks, so this decision impacted the company's growth. In conclusion recommendations are made about these three disciplines. Some recommendations are the improvement of credit and collection strategies, the fund taking into account the investment and business operations, analyze the critical factors that are important when deciding on funding, and use specific techniques to calculate and analyze the investments as payback, IRR, NPV, capital budgeting, etc.

Keywords: Credit and collection, mathematics, sources of funding.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06

1. EMPRESA ANALISADA 07

1.1 História 07

1.2 Assuntos Relevantes 08

1.3 Missão, Visão e Valores. 09

2. CRÉDITO E COBRANÇA 10

2.1 Crédito e Cobrança na Empresa 10

2.2 Políticas de Crédito 12

3. MATEMÁTICA FINANCEIRA 14

4. FONTES DE FINANCIAMENTOS 18

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

As atividades de uma empresa envolvem recursos financeiros orientados para obter lucro e aumentar os recursos financeiros que são investidos. Os recursos são adquiridos por meio de investimentos em bens e pelo giro das operações.

As fontes de financiamento para as operações de uma empresa são oriundas de recursos de proprietários ou do lucro do negócio, de capital de terceiros, empréstimos de instituições privadas, leasing, crédito de duplicatas, entre outros.

Diante deste entendimento, este trabalho mostra que a empresa Jamef aumentou seu capital de giro devido ao aumento da demanda. Como fonte de financiamento, a Jamef recorreu ao leasing para financiar os caminhões necessários para suprir esta demanda.

Então, além de tratar do assunto financiamentos, o trabalho pretende demonstrar também as práticas utilizadas para identificar a situação administrativa da Jamef no que concerne ao crédito e cobrança e ao uso da matemática financeira. A análise é feita logo a seguir e na conclusão se recomendam algumas sugestões de melhorias.

1. EMPRESA ANALISADA

A Jamef, que inicialmente foi batizada com o nome Transportadora Divinópolis e possuía apenas um caminhão, foi constituída em 1963 no município de Contagem, em Minas Gerais, pelo seu fundador e proprietário José Alves Martins. A atividade inicial da empresa era de transportar café entre a cidade de Belo Horizonte e Divinópolis.

Sua matriz fica instalada na mesma estrutura da filial de Belo Horizonte que ocupa uma área de 28 mil metros quadrados, onde desta amplitude, o terminal de carga com um armazém de 60 docas ocupa cerca de 6 mil metros quadrados. A infraestrutura da matriz que atualmente a empresa possui é composta de modernos equipamentos e dá suporte a todas as filiais, das quais são: Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Goiânia, Uberlândia, Curitiba, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Barueri, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

1.1 História

A história traçada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com