TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostra parâmetro x - Statistics

Tese: Amostra parâmetro x - Statistics. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS.

Estatística: ciência que investiga os processos de obtenção, organização de dados sobre uma população, e os métodos de tirar conclusões ou fazer predições com bases nesses dados.

Estatística Descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística Inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

OBJETO DE ESTUDO.

População - Parâmetro x Amostra - estatística.

População: é a coleção completa de todos os elementos a serem estudados - objeto de estudo.

Parâmetro: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma população. Censo: é um conjunto de dados obtidos de todos os membros da população.

Amostra: é um subconjunto de membros selecionados de uma população.

Estatística: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma amostra.

Dados: Consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.

Variável: Quando se estuda uma variável, o maior interesse do pesquisador é conhecer o comportamento dessa variável, analisando a ocorrência de suas possíveis realizações.

Variáveis Qualitativas: consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.

Variáveis Quantitativas: consistem em medidas ou contagens numéricas.

Variáveis Quantitativas (Contínuas e Discretas) x Variáveis Qualitativas (Nominais e Ordinais).

1. Variáveis Quantitativas Contínuas: os possíveis valores resultam de uma mensuração e pertencem a um intervalo de números reais. (Ex: Peso (massa) e altura).

2. Variáveis Quantitativas Discretas: resultam de uma contagem cujos possíveis valores formam conjunto finito ou enumerável de números.

3. Variáveis Qualitativas Nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: marcas, nomes, sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.

4. Variáveis Qualitativas Ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro, dezembro).

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico e Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense,tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados.

A estatística aqui utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa.

Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.

Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados. Prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido à grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o Conceito de Controle Estatístico de Processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel, onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se fazer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.

Foi realizado um estudo de caso em uma indústria de fundição localizada no Estado de Santa Catarina com a finalidade de analisar a qualidade e a capacidade de produção da Indústria para melhorarias no processo utilizado pelos operadores e responsáveis pelo monitoramento. Foi aplicado nessa pesquisa os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Também foi utilizado alguns dos principais gráficos de controle como: como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.

A indústria de fundição onde foi feita a pesquisa produz blocos para veículos automotores, e atua em um mercado bastante competitivo em que uma das principais exigências é a qualidade.

E para verificar a qualidade dos produtos, foi realizado um teste em um bloco de motor para caminhões a diesel que é considerado como estratégico no mercado, um dos aspectos que foi utilizado para medir sua qualidade foi o grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). Para a realização deste teste é necessário que se corte o bloco para que seja feita uma coleta no corpo de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa, este processo deve ser feito de forma unitária. Este processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com o corpo de ensaio. A implantação do CEP é atingir um estágio de atitude e comportamento, do pessoal de linha e gerencial, voltado continuamente para melhoria do processo, o que é conhecido como KAIZEN termo Japonês para aperfeiçoamento continuo. O importante é desenvolver uma nova cultura na empresa que permita a motivação e a cooperação de todos na busca da melhoria continua de todo o processo.

Com essa nova cultura passa fundamentalmente pela melhoria no nível de educação e de motivação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com