TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando A Empresa Microsoft

Monografias: Analisando A Empresa Microsoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 01. Entrevista:

Entrevistados quatro professores da escola Rômulo Almeida e um pessoa da comunidade vizinha.

1ª. Quais são as funções da escola hoje em dia?

Respostas:

1- A escola tem a função de educar, alfabetizar, de formar cidadãos com consciência de direitos e deveres e consiste principalmente na formação de educandos para convivência na cultura global a partir dos quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

2- A escola hoje tem papel fundamental na formação do cidadão, a educação formal é condição essencial para cidadania: ler, escrever, opinar, cobrar direitos e cumprir deveres. É a formação do ser integral que cabe a família e também a escola.

3- As funções são as mesmas de sempre quais sejam: desenvolver e ampliar técnicas de aprendizagem que levem a formação, profissional e facilitem a convivência social. A formação sociocultural, religiosa e de cidadania também é dever da escola, porem em comum atividade pedagógica e vivencial com a família e a sociedade.

4- A escola atual além do conhecimento escolar, ou seja, do conhecimento acadêmico, ela assume responsabilidades que deveriam ser assumida pela sociedade e pela família. A ela está sendo atribuída também a educação de crianças e jovens, educação essa que deveria acontecer no seio familiar. Além de formar cidadãos e prepará-los para o mercado de trabalho ela ainda tem a função de incluir os excluídos (usuários de drogas, negros, pobres, obesos e as pessoas com deficiências ou dificuldades de aprendizagem etc.).

5- A função da escola é educar, tornando todos os cidadãos conscientes de seus deveres, despertando o espírito investigativo para que sejam capazes de julgar e decidir por si mesmo.

2ª. O que a escola representa para a cidade e para o bairro?

Respostas:

1- A escola para a cidade e o bairro representa um laboratório pedagógico, no qual se cria um espaço educativo, amplia as possibilidades de aprendizagem procurando melhorar a qualidade de vida urbana. A mesma procura trabalhar em rede com os mais diversos integrantes dos bairros: comerciantes, postos de saúde, gestores públicos entre outros, criando espaços educativos significativos em prol da educação e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.

2- Esta escola localiza-se no espaço urbano mas atende, em sua maioria alunos da zona rural. Funciona em dois turnos, da educação infantil ao ensino fundamental, com alunos também em sala multifuncional e programa mais educação. A escola não tem grande influencia sobre o bairro, pois os alunos atendidos vêm de bairros circunvizinhos e da zona rural.

3- A escola é um dos mais importantes instrumentos formadores do cidadão e do conhecimento, que deve ser de obrigatoriedade dos poderes públicos constituídos numa sociedade democrática, e tem por propósito principal reunir a sociedade em grupos de mesma capacidade de aprendizagem. A boa estrutura da escola e o preparo de sua equipe pedagógica são os instrumentos principais para se elevar o grau de conhecimento de cada comunidade. O nível de aprendizagem de seus estudantes, contudo, é que vai medir a eficiência dos educadores e da gestão publica municipal nesta esfera. A participação direta das comunidades de cada bairro, vila ou distrito neste contexto, tem resultado diretamente proporcional ao estimulo dos gestores da educação a interatividade dos programas pedagógicos desenvolvidos em cada escola, ou adotados pelo município.

4- É uma instituição responsável pela educação dos seus moradores, portanto é indispensável e de fundamental importância na organização da cidade, pois oferece seu serviço a população. Vejo dentro da cidade e do bairro como uma EMPRESA.

5- A comunidade do entorno vê a escola como um espaço onde o conhecimento nos seus mais diversos aspectos se concretiza, preparando os indivíduos para a vida.

Questão 02. Analise critica com base nos conteúdos estudados e respostas apresentadas pelos entrevistados.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”

(Rubem Alves)

De acordo os conteúdos estudados e as respostas dos entrevistados, a concepção de educação perpassa, portanto, pelo desejo de contribuir para a formação de sujeitos que busquem sua identidade individual e social, sendo capazes de situarem-se no momento histórico em que lhes compete viver e conviver, se apropriando de instrumentos de participação que lhes oportunizem analisar criticamente a realidade e usufruir dos avanços científicos, tecnológicos, humanos, espirituais e os estritamente acadêmicos do mundo atual. Almejando que os educandos assumam um compromisso de participação ética e democrática na sociedade, como agentes ativos na construção de um mundo em que todos possam estar dignamente incluídos.

Uma sociedade justa, não excludente, igualitária, democrática, que vá além do valor, do dinheiro, da mercadoria, do trabalho, da política. Uma sociedade que respeite os princípios de igualdade e de liberdade onde o homem possa exercer seu papel de cidadão ativo, não apenas com o conhecimento sobre seus direitos e deveres, mas com a capacidade de intervir, interagir e transformar a sociedade em que está inserido Necessário se faz que rompamos com o modelo de escola excludente e conservadora que tem prevalecido ao longo da história da nossa educação, e sim uma escola inovadora que inclui as novas tecnologias para auxiliar nas atividades pedagógicas e administrativas, que intervenha na socialização dos alunos, garantindo o acesso e a permanência com qualidade ao educando, que busque trabalhar diariamente valores como: respeito às diferenças, ética, solidariedade, compromisso, responsabilidade tendo como princípios fundamentais a igualdade de condições para o acesso e permanência, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, gestão democrática do ensino público, na forma da lei, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Para isso, é importante que o conhecimento concebido na escola seja através de projetos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com