TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Contabilidade

Trabalho Universitário: Analise Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Analise a contabilidade por uma linha do tempo. Em cada período especifique fatos marcantes que contribuíram para a formação da história da contabilidade.

• Antes de cristo - À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.

• Séculos XIII - Transações em cerâmicas relatam pagamentos de salários e impostos.

Luca Pacioli (séculos XIII e XVI d.C.)

A contabilidade atingiu sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d.C.

(comércio com as Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo, etc).

• 1494 - Trabalho do frade franciscano Luca Pacioli, Itália, 1494. A escola Italiana de

Contabilidade dominou o cenário mundial até o século XX.

EUAS (século XX e atualidade)

A contabilidade se desenvolveu notoriamente nos EUA, após a depressão

• De 1929- , com inúmeras pesquisas na área, crescimento do mercado de

capitais e conseqüentemente a auditoria. A Escola Contábil Americana,

voltada para a tomada de decisão, domina nosso cenário contábil atual.

• 1902 - A contabilidade no Brasil teve como marco simbólico inicial a inauguração da Escola de Comércio Álvares Penteado em 1902, em São Paulo. Tal escola adotou a linha européia, ou seja, as escolas alemã e italiana.

• 1946 - A Lei nº 12.249/10, sancionada pelo Presidente da República em 11 de junho deste ano, altera o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que regulamenta a profissão contábil em nosso país. Dentre as alterações, destacam-se o retorno do Exame de Suficiência como etapa obrigatória do registro profissional e estipulação de data limite para registro de novos Técnicos em Contabilidade, que poderão se inscrever até 1º de junho de 2015.

• 27/05/1946 - DECRETO-LEI Nº 9.295, DE 27 DE MAIO DE 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com