TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Valor Agregado

Casos: Analise De Valor Agregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 9

A Análise de Valor Agregado é uma técnica para controle de projetos que integra custos, prazos e progresso físico. Seu conceito básico é a avaliação sobre o que foi obtido (valor agregado) em relação ao que foi realmente gasto e ao que se planejava gastar.

O gerenciamento de projetos lida com as três características de projetos: escopo, prazo e custo. A análise de valor agregado provê métricas para comparar o que foi planejado com o trabalho completo dentro desses parâmetros, conforme ilustra a tabela abaixo. Enquanto a análise de valor agregado estabelece requisitos de comunicação do andamento do projeto bastante precisos, ela não descreve como os projetos devem ser gerenciados permitindo flexibilidade no uso de uma grande variedade de técnicas gerenciais.

Os conceitos de análise de valor agregado são apresentados pelo PMI por meio de seu compêndio de boas práticas de gerenciamento de projetos: o PMBOK. Tais conceitos concentram-se na disciplina de gerenciamento de custos do projeto, e compõem uma ferramenta de controle, análise e medida de desempenho do projeto.

A análise de valor agregado traz um conjunto de indicadores que podem ser utilizados para verificações no projeto. Cada indicador atende a uma questão específica sobre o projeto analisado. São elas:

1. O cronograma está em dia? A resposta a essa pergunta mostra a SV ou Scheduled Variance - Variação de Cronograma.

2. O tempo está sendo utilizado de forma eficiente? A resposta a essa pergunta mostra o SPI ou Schedule Performance Index - Índice de Desempenho do Cronograma.

3. Qual o valor estimado do trabalho que, segundo o planejamento, deveria estar pronto até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o PV ou Planned Value - Valor Planejado.

4. O projeto está acima ou abaixo do orçamento previsto? A resposta a essa pergunta mostra a CV ou Cost Variance - Variação do Custo.

5. Qual o valor estimado do trabalho que foi realizado até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o EV ou Earned Value - Valor Agregado.

6. Considerando as atividades do projeto, quanto o trabalho restante deve custar? A resposta a essa pergunta mostra a ETC ou Estimate to Complete - estimativa para completar.

7. Quanto o projeto inteiro deve custar? A resposta a essa pergunta mostra a EAC ou Estimate at Completion - Estimativa ao Completar.

8. Ao término do projeto, o custo estará acima ou abaixo do orçamento? A resposta a essa pergunta mostra a VAC ou Variance at Completion - Variação ao Completar.

9. Qual o custo real despendido no projeto até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o AC ou Actual Cost - Custo Real.

10. Qual era o orçamento estimado para o projeto inteiro? A resposta a essa pergunta mostra o BAC ou Budget at Completion - Orçamento ao Completar.

11. O dinheiro está sendo utilizado de forma eficiente? A resposta a essa pergunta mostra o CPI ou Cost Performance Index - Índice de Desempenho do Custo.

Elementos da análise de valor agregado

Valor Planejado

O Valor Planejado (Planned Value) descreve o montante financeiro que o projeto, de acordo com o planejamento, deveria ter consumido até um dado ponto do cronograma. Dessa forma, tomando-se como base uma data qualquer do cronograma, a somatória dos valores planejados para cada atividade que deveria estar concluída (total ou parcialmente) representa o PV do projeto.

Isso significa que, mesmo que a tarefa ainda não esteja completa ou sequer iniciada, o valor planejado considera o valor do percentual de conclusão que havia sido previsto.

Estabelece também a linha de base contra a qual o progresso real do projeto é medido. Uma vez definida, essa linha de base somente poderá ser alterada para refletir mudanças em escopo e custo negociadas com o cliente em função de necessidades do negócio.

O Valor Planejado também é conhecido como Valor Orçado do Trabalho Agendado (BCWS - Budgeted Cost of Work Scheduled) e é geralmente mostrado em um gráfico que mostra de forma cumulativa os recursos orçados no decorrer do cronograma.

Valor Agregado

O Valor Agregado (EV - Earned Value) representa uma fotografia do progresso do trabalho em um determinado ponto no tempo. Também é conhecido como Custo Orçado do Trabalho Realizado (BCWP - Budgeted Cost of Work Performed) e reflete o valor do montante de trabalho que foi efetivamente realizado até uma data específica.

O montante do valor agregado de um projeto é medido por meio da somatória do valor de cada tarefa (utilizando-se o valor planejado) em função de seu percentual de conclusão. Dessa forma, uma tarefa cujo valor planejado era de R$ 1.000,00 e que esteja 50% concluída na data de verificação do índice, agregará R$ 500,00 de valor ao projeto.

Custo Real

O Custo Real (AC - Actual Cost), também conhecido como Custo Real do Trabalho Executado (ACWP - Actual Cost of Work Performed), representa o custo efetivo do trabalho realizado até o momento. Dessa forma, tomando-se como base uma data qualquer do cronograma, a somatória dos valores reais consumidos por cada atividade concluída (total ou parcialmente) representa o AC do projeto.

Análise de Desempenho e Previsões de Valor Agregado

Conforme mencionado, a Análise de Valor Agregado pode ajudar o Gerente de Projetos na análise da situação corrente do projeto e prever seu desempenho futuro. Para isso serão utilizados conceitos como Valor Planejado, Valor Agregado e Custo Real, além de um novo indicador chamado Orçamento ao Término (BAC - Budget at Completion) que representa o valor total planejado - orçado - para o projeto.

Complementando o BAC, serão necessários ainda conceitos relativos a:

Variações: Variação de Cronograma (SV - Schedule Variance), Variação de Custo (CV - Cost Variance) e Variação ao Término (VAC - Variance at Completion).

Índices: Índice de Desempenho de Cronograma (SPI - Schedule Performance Index) e o Índice de Desempenho de Custos (CPI - Cost Performance Index).

Previsões: Estimativa ao Término (EAC - Estimate at Completion) e a Estimativa para Completar (ETC - Estimate to Complete).

As relações entre as medidas de desempenho de cronograma e custo mostram a situação do projeto em um dado momento e a tabela abaixo ilustra esse conceito. As células com fundo em cinza claro indicam que o projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com