TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Valor Agregado

Por:   •  9/5/2016  •  Resenha  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

11.0 TÉCNICAS DE CONTROLE

FASE DE PLANEJAMENTO

1) Configurações iniciais do projeto

2) Criação dos Modos de exibição de entrada e saída de dados

3) Definição do Escopo do Projeto

4) Definição da duração das atividades

5) Definição dos vínculos entre as atividades

6) Fechamento de rede

7) Configurando o gráfico de Gantt

8) Análise de caminho crítico

9) Gerência de recursos

FASE DE ACOMPANHAMENTO

1) Trabalhando com Linha de Base

2) Trabalhando com Plano Provisório

3) Acompanhando o Progresso das tarefas

4) Relatórios relacionados

        Iniciamos agora a terceira fase (Fase de Controle), que na verdade acontece junto com a fase de acompanhamento.

FASE DE CONTROLE

1) Análise de custo

2) Análise de valor agregado

3) Emissão de ordem de serviço

4) Relatórios relacionados

11.1 ANÁLISE DE CUSTO

        A análise de custos dentro de um empreendimento tem fundamental importância sobre diferentes aspectos. Por exemplo, a partir de uma análise de custo é possível:

  • Definir o planejamento de execução e o plano de aquisição de recursos com base no cronograma financeiro de desembolso do cliente;
  • Avaliar a precisão do planejamento e o sucesso do projeto, comparando o custo planejado com o real;
  • Auxiliar o impacto sobre o planejamento de percalços pelo que o projeto venha a passar e das medidas a serem tomadas para sanar eventuais problemas durante a execução do projeto.

                O Project fornece uma gama de funções que auxiliam o gerente no controle da execução do empreendimento que permitem:

  • Estabelecer um orçamento para identificar o destino do dinheiro;
  • Agendar e controlar pagamentos;
  • Levantar custo por tarefa, por fase ou do projeto inteiro;
  • Levantar custo total por recurso;
  • Acompanhar andamento do custo real e visualizando o custo restante.

        Vimos no Capítulo 9.0 como atribuir custo a um projeto através dos recursos a ele alocados. No entanto, o Project permite outra possibilidade, o uso do custo fixo, que permite a inserção de custos que não estão diretamente associados ao projeto, são chamados de custos indiretos.

        A Figura 11.1 apresenta a tabela Custo que foi exibida no Gráfico de Gantt e será utilizada para realizar a análise de custo. As tarefas foram alteradas de forma a possibilitar uma melhor análise dos dados apresentados.

[pic 2]

         Figura 11.1 – Modo de Exibição Gráfico de Gantt - Tabela Custo

        O Project apresenta três métodos de estimativa para os custos totais:

  • Método de estimativa ascendente: baseia-se na alocação de recursos (taxas, custo/uso) e custo fixo. Sendo possível estimar custos para o projeto, tarefas e recursos. Para os custos do projeto, somam-se os custos de todas as tarefas executoras. Já para os custos das tarefas somam-se os custos de todos os recursos alocados a ela. O custo dos recursos é calculado conforme as fórmulas abaixo:

- Custo = (Trabalho * Taxa padrão) + Custo Uso + Custo Fixo + (Trabalho horas extras * Taxa Horas extras)

- Custo real = (Trabalho real * Taxa padrão) + Custo Uso + Custo Fixo + (Trabalho real horas extras * Taxa Horas extras)

- Custo restante = Custo - Custo real

  • Método de estimativa descendente: baseia-se nos custos reais de um projeto semelhante como base para estimar os totais de custos do novo projeto. Método recomendado quando se possui um valor limitado de informações sobre o projeto. Na maioria das vezes é menos preciso do que o de estimativa ascendente.

                Para utilizar esse método, devem-se lançar os custos totais das tarefas e do projeto na coluna Custo Total (Custo) e depois salvar a Linha de Base.

  • Método de estimativa paramétrico: método de estimativa que usa características do projeto (parâmetros) em um modelo matemático para prever os custos do projeto. Os modelos podem ser simples (por exemplo, que usem o custo por metro quadrado para estimar o custo total da construção de uma casa) ou complexos (por exemplo, que usem diversos fatores para estimar o custo total da construção de uma casa, como o número de andares, janelas e portas).

                Ao trabalhar com modelos paramétricos complexos, você pode usar o Microsoft Excel  para executar os cálculos e importar as estimativas de custo para o Project. Ao trabalhar com modelos de fórmulas simples, como as fórmulas de cálculo de um custo por metro quadrado, você pode usar os recursos de fórmula do Project.

11.2 ANÁLISE DE VALOR AGREGADO

        A Análise do Valor Agregado (Earned Value Analysis-EAV) surgiu para revolucionar o gerenciamento de custos e prazos de projetos, visando estabelecer uma relação confiável entre os custos reais consumidos e o produto real obtido com base no projeto através de uma quantidade específica de trabalho.

        Para que se possa desenvolver a Análise de Valor Agregado se faz necessário que se estabeleça um cronograma físico financeiro.

        A análise de valor Agregado envolve três variáveis: TRABALHO, TEMPO e CUSTO. Para relacionar trabalho e tempo com custo é preciso estabelecer o valo monetário do trabalho realizado e do tempo despendido.

        A análise do Valor Agregado representa uma relação entre o que foi obtido pelo projeto e a quantidade de capital consumida para atingir esse resultado. É uma espécie de “alarme”, permitindo ao gerente de projeto avaliar se está consumindo mais dinheiro para realizar uma determinada tarefa ou se o projeto está sendo acelerado, permitindo que sejam tomadas ações corretivas e preventivas com a devida antecedência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (380 Kb)   docx (131.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com