TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada

Trabalho Escolar: Analise Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

Resumo analítico dos dados coletados na Pesquisa de Campo – 10 horas

Nesta etapa, o aluno deverá transformar todas as análises realizadas e as informações adquiridas durante a pesquisa na estrutura de um texto.

RESUMO ANALITICO

Foram 10 semanas fazendo uma pesquisa com relação a variação dos preços de produtos para serem analisado e transmitir a importância da analise estatística para as empresas , os consumidores e tbem para a economia do pais. Na tabela há 8 gêneros alimentícios, 2 produtos de energia e 5 produtos de lazer.Todos os valores foram coletados através de sites de compras, supermercados,lojas e postos da região.

Houve semanas que tivemos uma baixa de preços alimentícios devido algumas lojas anunciarem promoções e uma alavancagem antes de datas festivas. Tivemos tbem produtos como churrasqueira que não houve alteração de preços. Em geral os preços se mantiveram estáveis (homogêneo) como mostra o nosso coeficiente de variação na tabela.

Apenas destacando o item da raquete de tenis que teve uma maior variação de preços. Podemos ver também que há uma estabilidade econômica no pais em comparação com 10 anos atrás.

Ver tabela etapa2.

Para fazermos uma comparação dos dados e uma elevado grau de acerto nos resultados fizemos cálculos de valores centrais e de dispersão. Numa pesquisa, os dados tendem a se concentrar em torno dos valores centrais. Esses valores centrais são chamados de medidas de tendência central. São elas: Média, Moda e Mediana

Moda (Mo): é o valor que mais aparece num conjunto de dados.

Mediana (Md): é o valor (pertencente ou não ao conjunto de dados) que divide o conjunto de dados em dois subconjuntos de mesmo tamanho. De uma forma mais simples, é o valor que divide o conjunto de dados ao meio. Na presença de valores atípicos, a mediana fornece uma informação melhor do que a média sobre a distribuição dos dados.

O Coeficiente de Variação é uma medida de dispersão empregada para estimar a precisão de experimentos e representa o desvio-padrão expresso como porcentagem da média. Sua principal qualidade é a capacidade de comparação de distribuições diferentes. O coeficiente de variação (CV) é obtido pela soma dos quadrados dos desvios em relação à média "(x)", dividida por "N". Indica-se a variância por s elevado a 2. O desvio-padrão,É calculado pela raiz quadrada da variância. É representado por "s".Também considerado uma medida de dispersão, é relativo à média e como duas distribuições podem ter médias/valores médios diferentes, o desvio dessas duas distribuições não é comparável. A solução é usar o coeficiente de variação, que é igual ao desvio-padrão dividido pela média:

A média aritmética dos produtos é calculada através da divisão entre o somatório dos valores dos produtos e o número da semanas. Observe que, pela média aritmética, não podemos determinar qual semana que obteve o melhor valor, pois as médias foram idênticas. Para visualizar qual o produto com a melhor regularidade de valores será necessário calcular o Desvio Padrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com