TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise SWOT

Exames: Analise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Análise SWOT

• Forças:

A marca “Natura” mantém-se com elevado índice de preferência. Em 31 de dezembro de 2012, estava presente em 60,0% dos domicílios brasileiros. A marca “Natura” posiciona-se como uma marca líder e com forte reconhecimento no Brasil, sendo a preferência dentro das marcas do segmento de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal - HPPC, segundo pesquisa divulgada pela Ipsos Brand Essence de 46% em 2012.

Grande parte da força da marca Natura advém da utilização que esta faz de sua imagem ao investir em produtos naturais, sustentáveis e com impacto social. Para tal, a empresa investe em líderes conscientes e genuinamente interessados pelas questões ambientais e pelo desenvolvimento econômico e social, buscando contribuir de forma consistente para transformação da sociedade em direção ao desenvolvimento sustentável, criando um modelo de negócios que alie o crescimento econômico às necessidades sociais e ambientais.

Outro ponto forte é o foco em inovação. A empresa vem apresentando índices de 67% de inovação em seus produtos. Ponto chave para se diferenciar no mercado e estreitar o relacionamento com seus revendedores independentes e retê-los.

Além disto, a empresa vem apresentando contínuos esforços para a obtenção de ganhos de eficiência operacional e produtividade, a partir da plataforma de infraestrutura já instalada e aumento da escala. Desde 2008, tem atingido ganhos de produtividade devido às melhorias implementadas em seu processo de fabricação e melhor administração do estoque. Outro ponto é a descentralização da distribuição e melhoria da estrutura logística (com a implementação de novos centros de distribuição).

• Fraquezas:

Revendedores independentes representam hoje o maior Ponto de Venda da empresa. Entretanto, não possuem vinculo empregatício ou contrato formal. Desta forma, a dependência da empresa em relação à seus revendedores como caminho para a busca de suas metas de vendas, representa uma fraqueza. A expansão da empresa está atrelada ao número de revendedores e uma vez que se a empresa não conseguir atrai-los e retê-los, suas vendas poderão ser severamente afetadas. Logo, manter relações estreitas com revendedores independentes é um elemento crítico em sua estratégia.

Outro ponto é a sua também dependência das patentes. Se a empresa não for capaz de proteger seus direitos de propriedade intelectual, especialmente patentes e marcas, sua capacidade de competir pode ser afetada negativamente. O mercado para seus produtos depende de forma significativa do valor associado às suas inovações e o reconhecimento e valor da marca.

Por último, sua fraca presença no mercado – cada vez mais crescente – de produtos para beleza e higiene pessoal masculino. Seu foco em revendedores criou uma associação da marca com o público feminino.

• Oportunidades:

Segundo relatório do HSBC, a quantia gasta em embelezamento pelas mulheres brasileiras tem crescido fortemente há anos, e agora equivale ao valor gasto por pessoa pelas mulheres britânicas, apesar de sua renda disponível ser muito mais baixa. Logo o Brasil deve ultrapassar o Japão, tornando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com