TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Trabalho Escolar: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente artigo tem como objetivo central de apresentar a importância do estudo das oportunidades e ameaças dentro do planejamento estratégico das empresas. Mostrar como uma empresa que busca conhecer seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades se mantêm muito à frente que desconhecem essa prática.

Análise Swot

A análise Swot no planejamento estratégico é muito importante para a vida de uma organização. A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats), que na sua tradução é força, fraqueza, oportunidade e ameaça, é uma técnica utilizada para a gestão e o planejamento das empresas, seja ela de pequeno ou grande porte.

A origem segundo Fagundes (2010), modelo da "Matriz SWOT", surgiu na década de 1960, em discussões na escola de administração, que começaram a focar a compatibilização entre as "Forças" e "Fraquezas" de uma organização, sua competência distintiva, e as "Oportunidades" e "Ameaças".

Hoje em dia é necessário é realizar a avaliação

Nos dias de hoje não se pode deixar de realizar a avaliação e o comportamento das empresas diante do mercado competitivo que encontramos e utilizar ferramentas que nos dá o norte necessário para o sucesso organizacional e de extrema importância.

A grande ferramenta no planejamento e na estratégia de grandes administradores sendo de extrema importância para vencer e alcançar a vitória nas organizações é o estudo dos inimigos, podendo assim conhecer através disso a si próprio. A competitividade nas organizações no século XXI está se tornando a cada dia que passa um fator de suma importância para o crescimento das organizações podendo através da mesma fazer a análise dos pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

A Empresa precisa ter um objetivo definido a ser alcançado para direcionar a sua estratégia, por isso é necessário ter três definições: Visão, Missão e Objetivos.

Há muito tempo as empresas utilizavam o processo de planejar para saber onde, quando e como elas alcançariam seus objetivos gerais e específicos, e desta forma com o passar dos anos, as organizações veem utilizando o planejamento como uma poderosa ferramenta de competitividade em elevado grau de escalas, proporcionando assim para ela.

“O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem”.

Nos dias de hoje não se pode deixar de realizar a avaliação e o comportamento das empresas diante do mercado competitivo que encontramos e utilizar ferramentas que nos dá o norte necessário para o sucesso organizacional e de extrema importância.

Perceber as características internas e externas do sistema que uma empresa se encontra se torna algo primordial para a tomada de decisões de gestores seja de pequenas e micro empresas ou até mesmo nas grandes corporações que habitam o planeta.

A análise SWOT é uma dessas ferramentas que proporcionam ao gestor ou até mesmo o pequeno empresário de como está sua empresa perante seus concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com