TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Artigos Científicos: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

3.1. Conceito de Análise SWOT

Decidir qual a estratégia uma empresa vai seguir, como já foi dito no post anterior, é uma das tarefas mais difíceis no planejamento do negócio. Uma boa ferramenta é a Matriz SWOT (em inglês) ou FOFA, em português. Desenvolvida há mais ou menos 40 anos na Universidade de Harvard, ela ainda é muito utilizada nos dias de hoje. A sigla que compõe o seu nome é um anagrama para as palavras: Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. E ela serve para, de uma forma sucinta, desenhar como está o ambiente em volta da sua empresa no momento atual. Desenhando o momento atual, podem-se projetar os planos para o futuro, ou seja, as estratégias a serem seguidas.

A matriz irá retratar duas visões da empresa: o ambiente interno, ou seja, aquilo que se passa dentro da empresa e não depende do mercado como, por exemplo, processos internos, controles, caixa e o ambiente externo, que é aquilo que depende do mercado, das políticas econômicas e etc. Sempre será mais difícil retratar o que está ruim ou o que atrapalha as atividades da empresa, talvez seja a maneira como nosso psicológico se defende das coisas que não nos agradam.

Para montar a matriz SWOT, analise primeiro o ambiente interno de sua empresa, ou seja, verifique e escreva num papel quais são suas Forcas e Fraquezas.

FORÇAS: Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral. Para ajudar a definir as Forças, algumas perguntas podem ser feitas:

– O produto é diferente dos outros? Tem maior vantagem competitiva? (Óbvio que sempre achamos nosso produto melhor, mas seja sincero nessas respostas)

– O preço é competitivo?

– A qualidade do produto é melhor?

– A empresa é capitalizada?

– A distribuição é mais eficiente?

– O pós-venda é eficiente?

– O staff conhece bem o que vende?

– Os controles são satisfatórios?

Tente elaborar perguntas sobre todo o seu negócio e verificar quais pontos fazem a empresa ter mais vantagem competitiva.

FRAQUEZAS: As fraquezas de uma empresa estão diretamente relacionadas às desvantagens dela. As mesmas perguntas que foram feitas para as FORÇAS podem ser feitas para definir essa etapa. Geralmente, se gasta um tempo para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes. Por isso, nessa etapa a sinceridade das análises é essencial.

Por exemplo, às vezes o índice de resolução de problemas do departamento de pós-venda é grande, mas a satisfação do cliente não acompanha esse índice, ou seja, obviamente que sua empresa tem uma fraqueza no atendimento após a venda, provavelmente resolve os problemas do cliente de uma forma diferente que ele gostaria e nem sabe disso.

Após analisar seu próprio ambiente, é hora de analisar o que acontece a sua volta para apontar as Oportunidades e as Ameaças.

OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como exemplos, temos a atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com