TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Casos: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Essa consultoria tem por finalidade obter a melhor maneira de sucessão na Indústrias Pira de Bebidas Ltda, pois o seu fundador Dr. João está pensando em se aposentar e quer passar a presidência da empresa pra um de seus filhos (Paulo ou Iran) que exercem funções gerenciais em várias áreas da empresa ou para um profissional mais preparado para o cargo. Vejamos se essa mudança será de imediato (reativa) ou gradativamente (proativa), porque a empresa é uma das maiores empresas em um mercado oligopolista e não quer perder as vantagens competitivas que conseguiu ao longo do tempo e precisa da visão panorâmica dessa consultoria para efetivar essa sucessão.

PERFIL DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades Paulo Iran

Assumir Responsabilidades X X

Formular Projetos e Objetivos X X

Capacidade de Gerenciar X X

Liderança - -

Habilidades Técnicas X X

Julgar os Fatos - X

Comunicação X -

Assumir Riscos X X

Atitude Empreendedora X X

Know How X X

Resolução de Conflitos - -

Alocação de Recursos - X

Relacionamento (Network) X -

Criatividade X X

Eficiência X X

Determinação X X

Legenda: (X) competência e Habilidade identificada;

(-) deficiência de competência e habilidade.

Afirmação com base nos dados

Dentre as competências citadas temos também as deficiências que devem ser corrigidas, para que no futuro não venham atrapalhar em suas decisões, são elas:

Liderança: Apesar de Paulo e Iram terem criatividade e assumirem riscos, eles não estão aptos a tomarem certas decisões, pois, a grande parte delas era tomada por João Barroso e sua diretoria geral, cuja a qual Paulo e Iran não faziam parte.

Solução: Esse quesito de decisão irá mudar, uma vez que Paulo e Iran deverão participar mais sobre as decisões da empresa.

Julgar os Fatos: Paulo se precipita ao julgar os fatos, antes mesmo de se aprofundar nas informações.

Solução: As informações devem ser repassadas para Paulo com grandes detalhes, isso pode ser feito por um gerente.

Comunicação: Iran tem dificuldade de se expressar com clareza, isso o impede de se fazer entender por parte de seus receptores.

Solução: Alguns cursos, e auto ajudas podem ajudar a melhorar esse problemas.

Resolução de conflitos: Paulo e Iran tem extrema dificuldade para resolver conflitos internos da empresa. Paulo se precipita em julgar os fatos e Iram não consegue se fazer intender.

Solução: Iram irá fazer alguns cursos e Paulo ira ter um intermediário a sua disposição.

Alocação de recursos: Paulo não concorda com a terceirização de certas áreas da empresa para melhorar o desempenho e diminuir custos. Ele conclui que as terceirizadas terão um certo poder dentro de sua empresa.

Solução: A diretoria geral vai estar sempre agindo em conjunto com o novo gestor, para que ele obtenha todas as informações necessárias, para que não seja tomada nenhuma decisão precipitada.

Relacionamento: Iram não tem um bom network, por estar mais envolvido com assuntos financeiros da empresa.

Solução: Inteirar Iram em todas as informações necessárias da empresa.

Decisão da Empresa de Consultoria

Após analisar os perfis de Paulo e Iran, ambos filhos de João Barroso que irá se aposentar e tem como vontade deixar o cargo de gestor na indústria de bebidas Pira, nas mãos dos filhos para dar continuidade ao seu esforço de manter durante tantos anos a sua indústria. Vimos que é importante salientar que o novo gestor terá que ter grande conhecimento dentro da empresa, e estando a par de todas as decisões passadas e futuras da empresa, respeitando sempre a ética e a qualidade de seus produtos, não esquecendo de ter uma excelente relação com seus clientes e funcionários, uma vez que estes são a chave para o bom desenvolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com