TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Pesquisas Acadêmicas: Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Estratégia de Marketing Turma:

Introdução

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. É uma forma simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente que está inserida.

Impacto ambiental

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942, hoje é uma empresa privada, de capital aberto.

É considerada a terceira maior mineradora do mundo, a maior produtora de minério de ferro e a segunda maior de níquel. Para Freitas (2014), o garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem.

Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis.

E diante, de um panorama tão destruidor para imagem de qualquer empresa a Vale investiu na imagem de companhia sustentável, capaz de transformar minérios em sonhos e ainda fazer tudo isso respeitando o meio ambiente e as comunidades nos arredores de suas minas e instalações. A campanha faz parte de um colossal projeto de lançamento da nova marca da empresa, que, em novembro do ano passado, deixou de ser a Vale do Rio Doce para se chamar apenas Vale.

Aproveitando o ensejo de sustentabilidade e preservação ambiental que envolve a sociedade atual a Vale assume seu compromisso ambiental e investe maciçamente neste viés. Garantindo a empresa a empatia do publico e a capacidade competitiva com as demais no mesmo ramo.

Afinal, ser considerada, nos tempos atuais, como devastadora da natureza, causa repudia em qualquer um. E esta visão desvaloriza a marca Vale e a coloca no patamar quase que criminoso aos olhos atentos da sociedade. E As iniciativas tomadas pela Vale nos últimos meses mostram que a empresa sabe que, pior do que não ter uma imagem de "companhia verde", é ser acusada de que essa imagem é falsa.

Nos últimos estudos sobre impacto ambiental e investimentos sociais a Vale obteve péssimo resultado, e isso, refletiria em redução, inclusive, de investidores. Logo, o melhor a se fazer é ser o que se prega, executar os projetos de sustentabilidade de forma real e palpável.

Altos custos de produção

No que diz respeito ao custo de produção, isto é uma fraqueza marcante para a Vale. Visto que, a queda acentuada nos preços do minério de ferro no mercado global já promoveu o fechamento de capacidade de produção de 50 milhões a 60 milhões de toneladas anuais em mineradoras de alto custo, mas o ritmo de saída destas empresas do mercado está mais lento que o esperado (NOGUEIRA, 2014).

E para garantir seu empenho e sobrevivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com