TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Andrea’s Massas Artesanais

Por:   •  11/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Andrea’s Massas Artesanais

[pic 1]

A Andrea's Massas Artesanais é localizada em Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo. Andrea Tognolli, irmã de Ana Lucia Tognolli (minha mãe), saiu de uma sociedade de mais de 20 anos em uma imobiliária para se dedicar à sua paixão: a gastronomia. Em meados de 2020, adquiriu o maquinário que era de minha mãe, pois esta havia sido proprietária de uma casa de massas por muitos anos, entretanto decidiu que não mais iria seguir com o negócio funcionando. Uma ótima oportunidade para começar!

Cenário atual

Rotisseria especializada em massas artesanais italianas, pratos prontos congelados, carnes, molhos e sobremesas, trabalham com a linha tradicional e gourmet, além de oferecer buffet para eventos.

Boa comida é uma tradição familiar, e Andrea queria trazer seu estilo à confecção das receitas. Usando como referência os negócios de familiares localizados em outras regiões e que obtiveram sucesso, após um breve estudo entendeu que a região leste do estado de São Paulo absorveria muito bem os produtos, e especificamente, na cidade de Presidente Prudente, não havia ninguém produzindo ou vendendo massas frescas produzidas artesanalmente.

Entretanto, o senso de “inovação” de Andrea acaba nos recheios, pois ela tem muita dificuldade em absorver estratégias ou ideias desconhecidas e usar tecnologia, principalmente porque seu negócio vai “muito bem obrigada!”, e ela não vê qualquer necessidade em adotar medidas para vender mais ou se adaptar. Em especial se tratando da pandemia, com a necessidade de distanciamento e restaurantes fechados, a busca por pratos bem elaborados congelados subiu muito, e hoje ela se vê bem adaptada a esse novo cenário.  Não permitindo que os clientes entrem na loja, Andrea entrega as encomendas aos clientes em seus carros parados à frente do estabelecimento. Somente após a pandemia adotou o serviço de entrega em domicílio, e na verdade, fora o aumento dos preços das matérias-primas, o maior desafio é encontrar as embalagens, que antes eram de farta oferta e ótimos preços.

Mas dentro de seu cenário e sua visão de negócio, como Andréa pode inovar, se adaptando ainda mais a um panorama pós-pandêmico?

Cenário do mercado de alimentação durante e pós-pandemia

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de bares e restaurantes), 71% dos empresários não acreditam que terão mais que 50% da clientela retornando aos salões quando a pandemia for controlada. 72% dos negócios optaram pelo delivery, e destes, 25% só iniciaram o serviço durante a pandemia. Isso mostra que boa parte do setor não havia se adequado à uma demanda que só cresce nos últimos anos, e deixar para um momento de crise agravou ainda mais a adaptação ao cenário de concorrência e baixas nas vendas.

Projetar cenários no contexto atual é um grande desafio, por não ser possível estimar quanto tempo ainda irá durar, e ainda, se o isolamento social será uma realidade de comportamento das pessoas que, genuinamente, hoje estão preocupadas com o coronavírus, seja por medo de haver um colapso no sistema de saúde, seja pelos efeitos econômicos e sociais que já estamos sentindo, e ainda, como será a retomada, quando e se de fato irá acontecer.

Entretanto fica claro que sobreviverá quem aproveitar realmente este momento e ajustar suas ações, principalmente sobre a compreensão das mudanças nos critérios de escolha e comportamento do seu cliente, e o reconhecimento das necessidades de mudança e aceleração digitais.

Estratégia de Inovação n°1: Automação da Compra

Como Andréa precisa ficar atenta aos clientes que chegam, já que não permite que entrem na loja, uma ótima estratégia para acelerar a venda seria disponibilizar um “menu virtual”, o qual os clientes possam acessar assim que cheguem ao local (totem), ou que também possam realizar os pedidos de casa ou do trabalho (loja virtual), e que permita realizar os pagamentos. Para os desavisados, ela pode colocar em frente à loja instruções de como realizar o acesso e finalizar as compras, e a tendência é que com o tempo, para ela que já possui uma clientela fiel, todos façam as compras de maneira totalmente digital naturalmente, o que pode se tornar um enorme diferencial, já que em cidades menores o consumidor tem dificuldades em abandonar o hábito de “visitar” o comércio, tornando essa uma experiência de compra exclusiva. Assim, o cliente realizaria o pedido e finalizaria a compra sozinho, e o pedido seria separado e entregue através de uma passador de acrílico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com