TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera

Por:   •  9/5/2016  •  Dissertação  •  6.568 Palavras (27 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE: São Bernardo do Campo

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

NOME:

DESAFIO PROFISSIONAL 2° SEMESTRE

Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

TUTORA EaD VANESSA NEVES OLIVEIRA

Diadema / São Paulo

2013

Sumario

Introdução -----------------------------------------------------------------------------------3

1. Mapeamento da Formação do estabelecimento. -----------------------------------4

  1. Relatório ---------------------------------------------------------------------------------5

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais----------6

3. Mapeamento das dificuldades dos trabalhadores ----------------------------------7

4. - Implementação do Projeto de adequação -----------------------------------------8

5 Organograma da empresa --------------------------------------------------------------11

6 - IMPLANTAÇAO DO 5s NA EMPREZA W-LIMP PRODUTOS ------------12

7 - ESTRATEGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DOS 5S ---------------------------16

8- Estratégias para diminuir os riscos ocupacionais de acidentes do trabalho e agravos à saúde dos trabalhadores. -----------------------------------------------------------------18

8-1 gestão ambiental responsável. -----------------------------------------------------19

8-2 Sistema de Gestão Ambiental ------------------------------------------------------20

9- Política social a ser desenvolvida pela organização. ------------------------------22

RELATORIO FINAL ---------------------------------------------------------------------26

REFERENCIAS ----------------------------------------------------------------------------28

INTRODUÇAO

O Brasil, a despeito da modernização tecnológica e da melhoria dos processos de qualidade/produtividade, apresenta, também, enormes dificuldades na melhoria efetiva das condição de trabalho, no sentido de eliminar e minimizar os efeitos nocivos que ele ainda provoca em uma parcela importante de trabalhadores brasileiros.

Prova deste descompasso são os índice de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, que podem ser considerados muitos acima dos encontrados em países desenvolvidos.

Dados do Ministério do Trabalho e Empregos (TEM) apontam que, em 2006, 537.457 acidentes de trabalho (ATs) forem registrados no Brasil, com um total de 2.717 mortes e 8.383 trabalhadores incapacitados.

Na empresa de produtos de limpeza, foram encontradas diversas irregularidades deste funcionamento do estabelecimento ate a falta de higiene e segurança de trabalho dos funcionários, sendo preciso formalizar a empresa junto os órgãos responsáveis pelo funcionamento da empresa.  

Foi criada também uma ferramenta de gestão mais adequada, usando a ferramenta 5s essa ferramenta é um processo educacional que visa organizar o ambiente de trabalho. O 5s objetiva mudar a maneira de pensar e agir das pessoas e trata-se de um programa amplo, podendo ser aplicado a todos e em todas as organizações. O processo educacional atinge todos os níveis hierárquicos de forma rápida e pratica, provocando transformações visuais que impactam o ambiente no aspecto físico e comportamental.  

A empresa estudada passara por um processo de mudanças, buscando melhorar o clima organizacional, a cultura e também dar aos colaboradores uma visão mais ampla de uma empresa responsável e inserir todos em uma cultura educacional e ambiental.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A W-LIMP, oferece uma completa linha de produtos para limpeza. Fabricamos agua sanitária, amaciantes para roupa, ceras liquidas, desinfetantes, detergentes, linha automotiva, linha de produtos para piscinas, essenciais e fragrâncias.

1.1 Relatório

A empresa que não possui registro na Junta comercial é o órgão estadual que tem como função principal a efetivação dos Registros da Empresa         Mercantis, e outros órgãos como, por exemplo, a Receita Federal e a Prefeitura. Na falta desta regulamentação a empresa pode ser multada e ter suas atividades interrompidas.

 Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Alguns fatores que podem causar riscos ambientais são:

Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc. Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

A empresa pode ser responsabilizada e multada por crime ambiental, Reza o art. 3º, da Lei federal nº 9.605/98, que as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de órgão colegiado, no interesse ou benefício da pessoa jurídica.

A segurança dos funcionários e de responsabilidade da empresa, que deixando de cumprir seu papel poderá sofrer muitas ações trabalhistas. Por outro lado, se a empresa cumpre suas obrigações, fornecendo e fiscalizando o uso dos equipamentos de proteção, cabe ao trabalhador acatar e cumprir estas determinações. Caso o trabalhador se negue a usar corretamente os equipamentos de segurança, ele será primeiramente advertido e caso continue se negando a utilizar estes equipamentos, poderá caracterizar falta grave e o trabalhador pode ser demitido por justa causa.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Art. 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

A empresa apresentou um grande problema em sua conduta de trabalho como, por exemplo; falta de equipamentos de segurança, não porta uma empilhadeira para o manuseio de tambores, fazendo com que os funcionários tenham que trabalhar de forma errada arrastando os tambores sem nenhuma segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (466.6 Kb)   docx (251.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com