TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Mercado

Exames: Análise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

O mercado financeiro e a análise de investimentos

Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.

Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.

Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.

Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.

Investimentos

1- CDB

2- Caderneta de Poupança

É bastante utilizada por pessoas físicas com o objetivo de reservar parte de seus recursos sem correr riscos de mercado.

Os rendimentos apurados são creditados mensal ou trimestralmente na conta poupança e o prazo do investimento é normalmente indeterminado. Como se trata de um investimento com liquidez diária, muitos entendem que a melhor classificação contábil para esta conta é dentro do grupo das disponibilidades.

3- Debêntures

A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

4- Ações de empresas

Uma ação representa uma “fração” do capital de uma determinada empresa. A compra de ações transforma o investidor titular em sócio da companhia, mesmo que numa proporção pequena em relação ao controlador, o chamado sócio majoritário.

5- Fundos de Investimentos

Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica,e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.

6- Títulos públicos.

Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com