TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Mercado

Projeto de pesquisa: Análise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADESILSON

ANÁLISE DO MERCADO

MERCANTIL SERTANEJO

PICOS

2014

ADEILSON

ANÁLISE DO MERCADO

MERCANTIL SERTANEJO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina

Prof.

PICOS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

Um dos grandes diferenciais das empresas que se firmam no mercado há muitos anos é a capacidade de conhecer o ambiente, principalmente econômico em que está inserida, entendendo a complexidade desse mercado.

Neste trabalho apresentamos uma empresa de comércio varejista que busca está inovando e acompanhando as tendências atuais, sem deixar de atender o tradicional, como comparado a uma família que tem seus valores e princípios arraigados, mas que permite seus membros descubram os avanços tecnológicos do mundo, tanto no aspecto ético, quanto administrativo.

Com este pensamento a empresa aqui apresentada destina-se atender o mercado consumidor de perfil exigente. Devendo está sempre em busca de melhorias para o seu desempenho com sucesso em todos os aspectos.

.

2 Primeiro Desafio: Microeconomia e Macroeconomia

Para melhor compreensão do objeto em estudo, é essencial abordarmos sobre o campo da micro e macroeconomia. De acordo com Vasconcellos e Garcia (2003) “a microeconomia também conhecida como Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos”. A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Preocupa-se com a preferência do consumidor, analisando seus gostos, escolhas e a demanda de mercado, essa parte é definida como Teoria do consumidor. Outra divisão da Microeconomia é a Teoria da empresa, que busca unir o capital e o trabalho para produzir os bens conforme a demanda do mercado; a microeconomia, também estuda o processo de transformação da matéria-prima em produtos específicos para a venda no mercado.

A Macroeconomia é assim conceituada, segundo Almeida (2013) :

“estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores”.

De forma geral, no capitalismo as empresas são constituídas para fornecerem bens e serviços para atingirem lucros a partir do arranjo de recursos ou fatores de produção.

A empresa Monteiro e Cavalcante Ltda, com nome fantasia de Mercantil Sertanejo, inscrita no CNPJ 86.865.250/0001-00, situada na Rua Francisco Pereira, 308, no centro da cidade de Picos – Piauí. A cidade de Picos possui cerca de 70 mil habitantes, conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2013), possuindo um comércio movimentado e diversificado, atendendo, também, a mais de 40 cidades da macrorregião. O Mercantil Sertanejo já e tradicional na cidade de Picos, oferecendo variados produtos para sua clientela, como: produtos alimentícios (arroz, feijão, carne, biscoitos, enlatados, hortifrutas), produtos de limpeza, brinquedos, possui, também, uma lanchonete com lanches e refeições, um pag contas, além de um terminal de caixa eletrônico para atender seus clientes.

A clientela do Mercantil Sertanejo é muito diversificada, atendendo a pessoas das mais variadas condições econômicas e sociais (donas de casa, médicos, professores, garis, aposentados, pessoas da cidade e da macrorregião), sendo a maioria do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 50 anos, grande parte com filhos e/ou netos e frequentam o espaço quinzenalmente, em média, fazendo as suas compras por volta de quarenta minutos. Por apresentar clientes diferentes, os proprietários procuram trabalhar com multimarcas e oferecer opções variadas para o público consumidor, além de opção de preços, possuindo, assim, produtos similares para que o cliente não fique sem o bem procurado e sinta-se satisfeito. Isso nos remete a Teoria de Ricardo (Teoria do valor-trabalho) onde ele deu ênfase ao valor do trabalho: “Nessa teoria, o valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.). Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor”. A média de venda no supermercado é de R$200,00, sendo que nos quinze primeiros dias do mês, as vendas aumentam, consequentemente, a média de venda também, em decorrência do pagamento dos aposentados e servidores públicos estadual e municipal. A empresa vende à vista, vende no cartão de crédito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com