TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Goóc

Pesquisas Acadêmicas: Análise Goóc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 6

1ª Etapa : Briefing

Dados

Razão Social : Koop Indústria e Comércio Ltda

Localização : Rua Fonte dos Franceses, 442 – Parque Industrial São Lourenço – São Paulo – SP

Nome Fantasia : Goóc

Site : www.gooc.com.br

Negócio : Calçados e acessórios

Fundação : 2004

Número de unidades franqueadas : 6

Número de unidades próprias : 8

Fonte: www.empreendedor.com.br – última atualização 09/2011

Linha do Tempo

A Goóc cresceu sob diversas influências : das florestas do sudeste Asiático, museus de Paris, estepes Australianas, planícies do Texas, Serras Gaúchas, o concreto de São Paulo e o colorido da Bahia. É uma evolução da Yepp*, com influências de culturas regionais, traz sede de conhecimento e diversidade cultural para viver em harmonia.

*Em seu primeiro ano de vida a Goóc se chamava Yepp

mente ocidental e corpo brasileiro

Consumidores

A Goóc não trabalha só com uma faixa etária ou classe social, mas trabalha também com um público de atitudes e pensamentos diferentes, “Buscamos pessoas mais originais, com visões mais abertas, que possam aceitar nossas ideias, talvez seja por isso que nosso público alvo são os jovens”. A grande maioria de seus consumidores se encontra no Norte do país, talvez por ter um clima mais quente do que em outras partes do país.

Fornecedores

A Goóc tem parcerias com a DPaschoal e a Goodyear que recolhem os pneus “inservíveis” para a reutilização.

Conceito Goóc

‘O produto é o meio e o fim é a mensagem’

Thái Quang Nghiã, fundador da empresa Goóc dono de uma história surpreende e comovente que traz para a sua marca um espírito de liberdade. Essa trajetória é representada nas coleções das sandálias que se desenvolveu.

História ...

Com seus 21 anos, Thái Quang Nghiã fugiu do Vietnã em busca de novos horizontes. Seu país naquela época vivia um regime político muito duro para os jovens. Então, em 1979 um petroleiro encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático que resgatou Thái, onde o trouxe para o Brasil e adquiriu a cidadania brasileira. Após 4 anos de sua chegada ingressou na Universidade de São Paulo, onde se tornou um estudante. Durante sua trajetória no Brasil e sem dinheiro Thái começou a vender sandálias de pneus e bolsas artesanais. Virou um empreendedor e fundou o Grupo Domini em 1986, onde também utilizou materiais reciclados para a produção de calçados e acessórios.

A ideia de usufruir da borracha reciclada de pneus para confeccionar sandálias, veio da inspiração da história do povo Vietnamita. Hoje, Thái é um brasileiro naturalizado que emprega centenas de pessoas em suas fábricas da Goóc.

Cada item fabricado pela Goóc tem uma filosofia de vida que faz com que os produtos tenham uma identidade original e sem dúvidas, ecologicamente correta.

Valores Goóc

Visão : Nova categoria de calçados : Sandália de pneu reciclado. Sandália de conteúdo, sandália de uma causa, sandália do futuro.

Missão : Tornar o Brasil a referência do mundo em sandálias de pneu reciclado.

Diretriz : Tornar o Brasil referência mundial em sandália de pneu reciclado.

Meta : Até 2014 todo brasileiro adotar a idéia da nova categoria de calçados (SPR) ou adquirir um par de sandália de pneu reciclado.

Valores / referências : Alma oriental, mente ocidental e corpo brasileiro.

Linha de Produtos

A Goóc se desenvolveu com a fabricação de calçados de borracha, mais especificamente de chinelos. Hoje ela é líder em mercado se tratando de diversos produtos feitos de borracha de pneu reciclado. São eles: cintos, mochilas, sapatilhas, rasteirinhas, sandálias e tênis.

Concorrência

Não há concorrentes diretos se tratando do meio de reciclagem da borracha de pneu. Porém concorrentes fortes como a Havaianas e a Azaléia pelo conceito de chinelos que visam à sustentabilidade, melhorias no meio ambiente também.

Consumidor

A Goóc é multifuncional e versátil. Ajuda o consumidor a se integrar com a natureza, em referência a chuva, areia, água. Além de propagar a interação entre as comunidades, valorizando e respeitando a natureza e o ser humano sem preconceitos sexuais, raciais, religiosos ou culturais. É a harmonia da diversidade através da busca pelo conhecimento.

Ameaças e Oportunidades

No ano de 2009 em uma entrevista para o Jornal da Tarde em São Paulo, Thái Quang Nghai esclareceu algumas questões sobre as crises, ameaças e oportunidades que a Goóc enfrentou e poderá enfrentar.

Sabendo que Thái é bastante familiarizado com crises, pois a história do mundo do negócio para ele nasceu assim, quando emprestou todo o dinheiro que tinha a um amigo para saldar uma dívida e ele o pagou com bolsas que fazia no fundo de sua residência, dessa maneira Thái descobriu que a venda de acessórios era um bom negócio.

No ano de 2008 a Goóc enfrentou uma das maiores crises, onde demitiram cerca de 10% dos funcionários para adequar os custos com a folha de pagamento.

Visando a área de oportunidades, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com