TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Publicitária da Cerveja Skol

Por:   •  13/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Análise publicitária da Cerveja Skol

A publicidade é uma forma de comunicar uma ideia a fim de consolidar na mente do espectador o conceito da mensagem divulgada.A publicidade vende uma ideia, mais do que só um produto e, para isso, a linguagem que os publicitários utilizam para persuadir o consumidor são atrativas e muitas vezes utópicas.
A escolha da marca Skol  levou em conta a importância da marca no mercado cervejeiro, sendo que a Skol é a cerveja mais consumida no Brasil e também outro fator que levou em conta foi a recorrência do sexismo e a objetificação da mulher em suas propagandas, mesmo sendo uma marca reconhecida no mercado,tendo consumidores homens e mulheres.
Assim, nas propagandas de cerveja, é possível perceber que a figura feminina serve constantemente como artifício no sentido de atrair a atenção e seduzir os espectadores,e com isso,influenciar hábitos de consumo.
O comportamento masculino e a representação feminina nos materiais publicitários da cerveja Skol reforçam uma ideia de que a mulher é um objeto de consumo para a satisfação masculina junto a cerveja.E isso é reforçado também nos períodos festivos como o verão e o carnaval ,com a sensualização das figuras femininas com roupas curtas ou até seminuas.O contexto também reforça um estereótipo em que o corpo feminino no Brasil é claramente conectado a carnaval e cerveja de forma vulgar.
Se pesquisarmos pelas palavras chaves (propaganda e cerveja) no Google Imagens ,os resultados imediatos irão conter fotos de mulheres seminuas ou como garotas-propagandas de cerveja, mesmo que nenhuma das palavras chaves faça referência ao gênero ,à nudez ou o corpo feminino.É possível compreender que a representação do corpo feminino transformou-se em um recurso estético para a publicidade onde a beleza e erotismo são abordadas para prender a atenção do público.
Essa exposição da imagem feminina erotizada em propagandas de cerveja ,submete a mulher a uma conjuntura spcial machista.Ao analisar os comerciais ,é bastante evidente que a dominância masculina sugere que a bebida  é feita para que os homens a consumam e façam aproveito da figura feminina.
A persuação publicitária tem embasamento na lógica e apresenta argumentos concretos; que remete  sentimentos e emoções do espectador; a inconsciência age sobre os instintos e outros elementos, como desejo e posse.Alguns desses instintos como o sexual e de poder,onde o consumidor é continuamente estimulado por uma comunicação que, supostamente, deseja seu bem-estar, conforto e prestígio social, bastando para isso a aquisição do produto ou serviço oferecido,como de comprar a cerveja Skol e também atribuir os encantamentos da figura feminina.
A  linguagem precisa ser pensada e organizada em dois sentidos, um em que retrate fragmentos da vida real e outro em que reproduza o imaginário. Para atrair a atenção do espectador, a publicidade pode estimular alguns instintos através de componentes visuais,assim como na propaganda da Skol utilizando de cores quentes que representam o lazer do verão. A linguagem visual pode também ser utilizada pare reforçar algum hábito como de degustar uma boa cerveja,uma prática comum como de ir a praia ou desejável como de ter mulheres expostas.


Para completar a linguagem visual aplicada nas mensagens publicitárias utilizada para atrair atenção do espectador é preciso analisar os tipos de discurso empregados como linguagem verbal. A publicidade, com a finalidade de entusiasmar os indivíduos para que consumam os produtos divulgados faz, através de mensagens publicitárias, uso de um tipo de linguagem que vai de acordo com as características do cenário onde serão veiculadas campanhas.Geralmente em um bar,kiosque ou praia o diálogo se baseia na linguagem corporal  ou direta da mulher com interesse no homem,situação que atrai o espectador  para o consumo.
Assim como a linguagem e a interpretação vai de acordo com o cenário em que são veiculadas,é importante que seja analisada a identidade cultural brasileira. A publicidade procura refletir, de maneira persuasiva, o comportamento do consumidor, agrupando as imagens, figuras e signos presentes que correspondem  a esse hábito cultural.
A ligação da imagem da mulher com carnaval e cerveja, já explicitada na introdução, mostra quais são os hábitos culturais pertencentes a nossa sociedade. Essas afirmações servem para entender porque o sexismo continua sendo utilizado como ferramenta persuasiva na publicidade brasileira e o que atesta Simone de Beauvoir sobre a mulher, que historicamente, tem um papel secundário no sentindo de viver para servir e ser um artefato de satisfação masculina (categoria do outro).
Os estereótipos são conceitos previamente idealizados em um grupo onde moldam a forma como os membros desse grupo administram o convívio social. A publicidade, com o objetivo de interagir e aproximar-se do seu público-alvo tornando-o consumidor daquilo que anuncia, e consolidar a marca na memória das pessoas, faz uso de estereótipos tanto nos textos quanto nas imagens que são divulgadas.Portanto,a propaganda  não somente atua em apresentar o seu produto,mas também evidencia comportamentos ligados a ética a aos valores morais.
Sendo assim, a representação de comportamento utilizada nos comerciais pode sugerir ao consumidor que é esse o modelo de conduta que deve ser assumido. Quando essa representação faz distinção entre gêneros, é considerado o fato de que as mulheres são colocadas em posição de inferioridade em relação aos homens.
A luta das mulheres para ocuparem uma posição de igualdade de direitos com os homens é duradoura e dificultada pela burocracia política predominantemente masculina. Os direitos reivindicados boa parte  revogados, sentenciando a mulher como vitimista da história. No que tange o assunto de estereótipos de gênero na publicidade, o movimento feminista manifesta-se contrário ao abuso da sexualidade feminina utilizada em campanhas de cervejas.É possível observar que a imagem da mulher é constantemente inserida como se fosse um presente, um bônus ao consumo de bebidas alcoólicas para o homem, e as mulheres querem cada vez mais mudar esse tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com