TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Setorial

Por:   •  26/4/2016  •  Artigo  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO DESCRITIVO

Num mundo cada vez mais globalizado, totalmente influenciado pela massificação imposta pela tecnologia de alta produtividade, há quem possa ver na farmácia de manipulação uma volta ao passado. No entanto, com esse artigo podemos concluir que ela resgata a essencialidade do farmacêutico, possibilitando ao profissional prescrito a personalização terapêutica, fornecendo ao paciente um medicamento “sob medida”, individualizado. Atende assim, ao anseio do homem contemporâneo em ser tratado como ser único. Isso justificou o presente trabalho, que teve como o objetivo principal a realização de uma pesquisa e análise do setor farmacêutico tanto no âmbito mundial, quanto nacional e local. Nesta primeira etapa, estamos plantando as sementes para que os resultados sejam alcançados quando direcionados a empresa, já que estamos bem embasadas sobre o setor.

1. Introduçao

A história da Farmácia pode ser comparada à história da humanidade, pois desde os primórdios o homem teve necessidade básica desta arte. Isso ocorria à medida que o homem abria caminho em tempos e lugares remotos, protegendo-se como podia das enfermidades, recorrendo a diversos recursos da natureza (reinos animal, vegetal e mineral), fazendo uso para isso, de teorias, técnicas e implementos farmacêuticos. Os fármacos, portanto, são mais antigos que o próprio homem, e somente as doenças e instinto de sobrevivência do ser humano levaram-no a sua descoberta.

No Brasil, a riqueza de nossa flora e os conhecimentos dos pajés, que sabiam como aplicar e utilizar as plantas na cura de inúmeros males, aliados à atuação dos jesuítas, que traziam informações sobre plantas e substâncias, obtidas no Oriente Médio, foram fatores importantes para o início da manipulação no país. Posteriormente, o trabalho de catalogação e classificação das plantas, realizado pelos religiosos, foi fundamental e possibilitou a criação das boticas, futuras farmácias.

Somente a partir das décadas de 40 e 50, houve um grande salto de desenvolvimento da indústria farmacêutica em todo o mundo, devido ao descobrimento dos primeiros antineoplásicos e da padronização dos medicamentos, com dosagens padrão e indicações generalizadas.

Ao iniciarmos um novo século, a farmácia de manipulação vem ressurgindo como atividade sob a responsabilidade total do farmacêutico, exigindo seu retorno ao estabelecimento. A manipulação está novamente ganhando importância como uma maneira de fornecer medicina moderna com uma prática milenar, responsável e segura.

Farmácia de manipulação é aquela que manipula fórmulas para atendar as diversas especialidade médicas, e é de grande importância pois as substâncias são fracionadas para cada caso clínico.

A farmácia de manipulação ou magistral é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados um a um, por farmacêuticos e auxiliares, mediante a solicitação de um cliente portador de uma receita do seu médico ou dentista. Os laboratórios das farmácias de manipulação preparam desde florais de Bach até anticonvulsivos e hormônios, isto é, eles podem atuar em praticamente todos os ramos da medicina como Dermatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Reumatologia, Geriatria, Medicina Ortomolecular, Homeopatia entre outras (BORGES e RIBEIRO, 2007).

2. Objetivos

        O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise setorial do ramo de farmácias de manipulação e dentre seus objetivos mais específicos podemos destacar a descrição desse setor no Estado, no Brasil e no mundo, as maiores empresas no mercado atualmente, além de mostrar a evolução tecnológica do ramo, e também realizar a análise SWOT do ramo e apontar como a empresa estudada está inserida no mercado.

3. Metodologia

        O trabalho realizado é de natureza básica, visto que não terá aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Tem caráter qualitativo, pois é uma pesquisa descritiva e as informações não são mensuráveis. O artigo foi feito com base em pesquisas à bibliografias a respeito do assunto abordado e artigos relacionados ao tema.

        

4. Estudo da Análise Setorial

        1. Um dos segmentos de maior crescimento tanto em âmbito nacional como internacional é o setor farmacêutico. Segundo dados do Ministério da Saúde, o setor farmacêutico movimenta anualmente R$ 28 bilhões e a tendência é de expansão, justificada pelo avanço industrial e aumento da expectativa de vida no mundo todo. Entre as seis maiores empresas farmacêuticas do mundo, quatro são brasileiras e apresentam crescimento acelerado na produção de genéricos. Tais caracteristicas motivaram a realização desse trabalho em um estabelecimento da área. Além de selecionarmos uma farmácia, optamos por uma de manipulação em virtude desse tipo de segmento além de ser prestadora de serviços também tem foco no desenvolvimento de produtos.

        De acordo com dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. São 7 mil estabelecimentos do gênero no país, um crescimento de 40% entre os anos de 2002 e 2007.

        2.

A indústria farmaceutica, como qualquer setor empresarial, se interessa em estimular o máximo consumo. Nos setores de produção e comercialização de medicamentos, interessa, em termos puramente mercadológicos, a ocorrência de um máximo de doenças acompanhadas de um máximo de tratamentos, ou seja de "medicalização"  (esta inclui a "prescrição medicamentosa", indo, no entanto, mais longe para abranger a colocação sob a alçada da medicina de "situações" ou "problemas" que têm origem na estrutura de classes da sociedade).

Segundo pesquisa feita na revista EXAME no ano de 2010, as cinco maiores empresas do setor farmaceutico são:

Em primeiro lugar a Pfizer - Sede : São Paulo (SP); Tipo : privada; Controle:  Americano; Vendas em U$ milhões :  2.160,7

Em segundo lugar a Novartis - Sede : São Paulo (SP); Tipo : privada; Controle: Suiço; Vendas em U$ milhões :  1.949,7

Em terceiro lugar a Sanofi- Aventis - Sede : São Paulo (SP); Tipo : privada; Controle:Francês; Vendas em U$ milhões :  1.900,0

Em quarto lugar a Roche - Sede : São Paulo (SP); Tipo : privada; Controle: Suiço; Vendas em U$ milhões :  1.884,3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com