TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Swot: ferramenta na criação de uma estratégia empresarial

Por:   •  6/12/2018  •  Artigo  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 17

Análise Swot: ferramenta na criação de uma estratégia empresarial

                                                            Micheli Mirraelichen Miranda de Melo[1]

                                        Prof. Ms. Willian Coelho[2]

RESUMO: Com a competitividade em alta, as empresas precisam pensar e analisar cada vez mais, para ganhar vantagem competitiva frente aos concorrentes. A busca da vantagem competitiva tem relação com a gestão das estratégias baseadas no conhecimento e no investimento financeiro. A empresa ao utilizar a analise de SWOT consegue informações para verificar a viabilidade de abrir sua empresa em determinados mercados. Após essa análise ela busca identificar qual o tipo de estratégia deve implantar para ganhar o mercado consumidor. Sabendo disso, o objetivo desse trabalho é de verificar a importância da análise de SWOT na escolha das estratégias empresariais. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica através de livros, artigos e artigos científicos de autores da área. Através da pesquisa, percebe-se que as empresas ao utilizarem a análise de SWOT, conseguem informações suficientes, para traçar o mercado futuro e assim auxiliar na escolha da melhor estratégia a ser utilizada para entrar no mercado.

Palavras-chave: SWOT. Estratégias. Tipos de estratégia. Importância.

ABSTRACT: With high competitiveness, companies need to think and analyse more and more, to gain competitive advantage in front of competitors. The pursuit of competitive advantage is related to the management of strategies based on knowledge and financial investment. The company using SWOT analysis achieves information to verify the feasibility of opening your company in certain markets. After this analysis, she seeks to identify which type of strategy should be implemented to win the consumer market. Knowing this, the objective of this work is to verify the importance of SWOT analysis in the choice of business strategies. To achieve this goal, a thorough bibliographic research was conducted through books, articles and scientific articles by authors of the area. Through the research, it is perceived that companies when using SWOT analysis, obtain sufficient information, to trace the future market and thus assist in choosing the best strategy to be used to enter the market.

Keywords: SWOT. Strategies. Types of strategy. Importance.

1 INTRODUÇÃO

Diante do cenário competitivo, percebe-se que ao fazer análise do ambiente e definir suas estratégias empresarias a organização possivelmente estará à frente de seus concorrentes, pois a mesma terá o conhecimento sobre seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças utilizando a ferramenta de análise SWOT, juntamente com sua missão que permite à organização definir melhor suas estratégias. (DIAS, 2003).

A origem segundo Fagundes (2010), modelo da "Matriz SWOT", surgiu na década de 1960, em discussões na escola de administração, que começaram a focar a compatibilização entre as "Forças" e "Fraquezas" de uma organização, sua competência distintiva, e as "Oportunidades" e "Ameaças". A análise SWOT é uma dessas ferramentas que proporcionam ao gestor ou até mesmo o pequeno empresário de como está sua empresa perante seus concorrentes fazendo assim que conheça e estude o seu comportamento.

Desenvolvida por “Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School” Machado (2005), a análise SWOT consiste na avaliação da posição competitiva de uma empresa no mercado por meio da utilização de uma matriz de dois eixos, cada um dos quais compostos por duas variações, a saber: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da organização; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do meio envolvente.

Percebe-se que a análise de SWOT é de suma importância no contexto organizacional das empresas, pois a mesma está relacionada à identificação e a satisfação das necessidades do mercado, e da entrega da satisfação desejada com mais eficiência que os concorrentes, visando assim à lucratividade.

As organizações devem buscar sempre métodos e técnicas diante das análises realizadas para que possa definir a estratégia que melhor se identifica com a missão da empresa, buscando assim, uma estratégia que permite á empresa alcançar competitividade diante de seus concorrentes.

A matriz se popularizou pela forma simples de dispor os fatores oriundos do pensamento estratégico, pela capacidade de demonstrar aos executivos a posição da organização frente ao cenário escolhido e de permitir melhor análise do diagnóstico empresarial. Tornou-se ferramenta de reconhecimento para os assuntos estratégicos e palco para a manifestação das preocupações dos altos escalões, um verdadeiro tabuleiro do jogo comercial.

Com isso, o objetivo desse trabalho foi de verificar a importância da análise de SWOT na escolha das estratégias empresariais. Para atingir esse objetivo foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica através de livros, artigos e artigos científicos de autores e pesquisadores da área.

2 METODOLOGIA

O estudo é tido como descritivo, pois visa descrever as características do fenômeno, no caso desta pesquisa, a análise de swot: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial.

Quanto à abordagem utilizada, ela é classificada como predominantemente qualitativa. Para Zanella (2007, p.93) “O método quantitativo preocupa-se com representatividade numérica, isto é, com a medição objetiva e a quantificação dos resultados”. Já a pesquisa qualitativa, no entender de Richardson (2008), pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. A pesquisa é qualificada como bibliográfica, pois foram pesquisados livros, legislações e artigos que compõe a base teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com