TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das oportunidades de mercado: compreensão dos mercados - demanda e meio ambiente

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão em Marketing

Aula-tema 03: Análise das Oportunidades de Mercado: Entendendo mercados - demanda e ambiente.

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão em Marketing

Aula-tema 03: Análise das Oportunidades de Mercado: Entendendo mercados - demanda e ambiente.

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Gestão em Marketing apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO 2015

INTRODUÇÃO

O plano de marketing basicamente é uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as variáveis como forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao empreendedor, assim conseguindo informações necessárias para estimular e estabelecer metas. Desenvolve plano para alcançar seus objetivos buscando conhecer as necessidades e desejos dos clientes a fim de levar a organização a um progresso constante.

OBJETIVO GERAL

Com a leitura sugerida e pesquisas paralelas foi possível compreender as necessidades e desejos dos clientes e consumidores e quais suas diferenças. Também foi possível entender as teorias do Marketing, os conceitos primários e o quão é importante para empresa efetuar um bom trabalho nessa gestão para atender as necessidades dos consumidores, planejar a demanda necessária e avaliar os desenvolvimentos necessários para que a organização se mantenha no mercado.

PASSO 1

Leia os Capítulos 4, 5 e 6 do livro-texto, bem como o resumo e os conceitos fundamentais desta aula-tema, atentando para os seguintes tópicos: consumidor, marketing, comportamento e estratégias.

PASSO 2 - Responda, com suas palavras, em no máximo 10 linhas, a cada questão abaixo:

A) Quais são e como funcionam as cinco ferramentas que verificam o desempenho do plano anual de marketing?

Resposta: são: análise das vendas, análise da participação de mercado, análise das despesas de marketing em relação às vendas, análise financeira e análise do desempenho em relação ao mercado.

1º Análise das vendas: É medir e avaliar as vendas baseando-se nas metas utilizando recursos específicos como, por exemplo, a variação de vendas e uma microanálise as mesmas, que especificam os produtos, territórios e outros elementos que possam prejudicar o êxito das vendas.

2º Análise da participação de mercado: após o fechamento de cotas, não é possível visualizar o desempenho da empresa em relação a seus concorrentes, mas mostra alguns números que ajudam a diagnosticar os movimentos da participação no mercado, compreendendo a penetração de clientes.

3º Análise das despesas de marketing em relação ás vendas: chamado de indice-chave possibilita a gestão e controle do que a empresa esta gastando, detectando gastos desnecessários e que podem impedir a obtenção das metas em vendas.

4º Análise financeira: é formado pelos fatores que afetam a taxa de retorno sobre o patrimônio liquida da empresa. Somando a margem de lucros e o giro dos ativos, obtém-se o retorno sobre os ativos multiplicados pela alavancagem financeira.

5º Análise do desempenho em relação ao mercado: sua estrutura é composta de informações do desempenho e possíveis sinais de problemas. A analise do desempenho possibilita a organização a se antecipar diante de futuros prejuízos e possíveis supostos problemas que podem surgir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com