TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Telos Estéticos de Empresariado da Região Norte Fluminense Sobre o Design

Por:   •  5/5/2020  •  Artigo  •  10.044 Palavras (41 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 41

Análise do telos[1] estéticos de empresariado da Região Norte Fluminense sobre o design.[2]

Alan Rene Lopes Neves e Joelma Alves de Oliveira[3]

Resumo:

Diante das expectativas de um novo cenário de desenvolvimento da Região Norte Fluminense e do surgimento de um mercado econômico mais competitivo e exigente, busca-se através deste artigo identificar o grau de entendimento por parte dos empreendedores locais sobre a relevância do design como ferramenta estratégica para os seus negócios. Com este intuito, o trabalho em questão analisa diferentes fontes teóricas no que tange ao assunto, bem como, apresenta uma pesquisa junto ao empresariado, que possibilita a percepção dos mesmos quanto a aplicabilidade do design em suas empresas e como fator de desenvolvimento econômico da região e do país.    

Palavras-chave: Gestão em Design, Economia, Competitividade, Campos dos Goytacazes.

Abstract:

        In the presence of a development scenario in the North Fluminense and the emergence of a market economy more competitive and demanding, it is intended through this article to identify the degree of understanding by local entrepreneurs about the importance of design as a strategic tool for their business. To this end, the work in question examines different theoretical sources regarding the subject, and presents a study conducted in the business, which enables their perception regarding the applicability of design in their businesses and as a factor of region's economic development and the country.

  1. Introdução

Com o possível aquecimento da economia regional, em virtude da construção do Porto do Açú e do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, assim como, a implantação de novos empreendimentos na região, atraídos pela perspectiva de um futuro promissor, tende a crescer significativamente o mercado competitivo empresarial. Este impacto deverá ser sentido de forma mais concreta na área de bens de consumo. Diante destas mudanças, o empresariado local poderá sofrer as consequências de uma administração retrógrada e de poucos investimentos em uma efetiva comunicação entre empresa e consumidor, sofrendo assim, com a concorrência de empreendimentos bem mais estruturados. Focados nesta nova realidade, o objetivo desse artigo é avaliar a percepção dos empreendedores da região quanto o significado do design e fortalecer o reconhecimento de sua importância  para o crescimento das empresas e consequentemente o desenvolvimento da região. Para tanto, abordaremos diferentes questões que servirão para elucidar o tema proposto.

Em um primeiro momento, transcorreremos sobre o significado do design como fator de transformação para o meio ao qual é utilizado, seu real significado e importância para diferentes âmbitos da vida humana. Já na esfera econômica, apontaremos as principais iniciativas de órgãos governamentais e não governamentais, tais como, CNI (Confederação Nacional da Indústria), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o Programa Via Design e o Governo Federal, com o PBD (Programa Brasileiro de Design), que incentivam os empresários brasileiros a utilizarem o design como ferramenta estratégica em seus negócios.

Abordaremos também, a contribuição efetiva do design na recente retomada de crescimento do Brasil e a necessidade de que  todas as regiões do território nacional estejam afinadas com as questões intrínsecas neste processo de desenvolvimento, principalmente aquelas regiões estratégicas capazes de produzir riquezas e que possuem características fundamentais difundidas pelos defensores do PEU (Plano Estratégico Urbano) e que são determinantes para a imagem e crescimento de uma cidade, um estado e um país.

Através de um pequeno recorte do histórico econômico da cidade de Campos dos Goytacazes, que culmina no atual momento de expectativas de crescimento da região, poderemos ratificar o potencial da cidade e a utilizar como pano de fundo de nossa investigação sobre a importância do design como ferramenta estratégica de competitividade empresarial. Por fim, será efetivado o processo de pesquisa e com base nos resultados e nas fontes teóricas transcorridas em todo artigo, será possível uma mostragem significativa quanto o entendimento dos empreendedores locais, que vivem atualmente uma possível mudança de mercado, no que se refere a aplicabilidade do design em suas empresas.

2.  A Face do Design Estratégico

O design, desde seu alicerce embrionário, questão esta extensamente discutida por diversos autores[4], tem como premissa promover o bem estar do homem, seja em atender as suas necessidades básicas ou na resolução de problemas mais complexos. É um processo criativo focado em gerar soluções em diferentes âmbitos da vida humana, tais como problemas tecnológicos, de produção, de cunho social, ambiental, cultural e também de questões econômicas.  

Se observarmos ao nosso redor, poderemos perceber que a maioria dos objetos que utilizamos, assim como as mensagens visuais as quais estamos expostos, foram pensados e projetados para uma determinada funcionalidade, com a finalidade de atender aos nossos anseios, bem como, comunicar, transmitir valores e, por conseguinte, modificar nosso modo de pensar e ver o mundo.

 Desde as escovas dentais que usamos ao carro dos nossos sonhos, existe um elo entre funcionalidade e estética, que faz com que nossas escolhas, com base em necessidades e desejos, sejam alvo de um processo de percepção apurado e individual, que busca a identificação do indivíduo no meio em que ele vive. E este elo é o design, que com sua democratização tornou-se uma realidade que afeta praticamente toda escolha de consumo (LANDIM, 2009). Neste contexto, para Guto Lins:

Todos os dias/quando o design toca,/ você levanta da sua design,/ calça um design/ e vai ler o design do dia,/ (...) e sai atrasado para pegar um design na esquina.

[...]Entra no escritório pisando forte,\ fazendo barulho com seu design novo/e antes de ligar seu design de última geração,/ senta na sua design acolchoada,/ pega esta design,/ e fica mais confuso ainda.../ Afinal,/ o que é design? (apud BRAIDA, 2009, p.1) – itálicos no original.

Entretanto, o termo design ainda é hoje alvo de dúvidas quanto ao seu real significado e importância, gerando um relacionamento conflituoso entre os autores de um cenário econômico-social cada vez mais dinâmico e impulsionado pelos novos rumos do mercado globalizado. Não obstante, o design vem sendo apontando como peça chave para o desenvolvimento da economia, assim como, elemento de mediação entre empresa, consumidor e sociedade. Segundo Landim, a importância do design não pode ser subestimada, afirma também que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.8 Kb)   pdf (817.6 Kb)   docx (475.1 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com