TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do microambiente

Tese: Análise do microambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

Analise de microambiente

Empresa: Planeta Sabor

Nome fantasia: Boníssimo Restaurante

Segmento: Refeição

Localização: Belo Horizonte Bairro: Santo Agostinho rua: Mathias Cardoso 266.

Força:

Produto\ qualidade: Se refere à qualidade dos cardápios(alimentos) oferecido ao cliente.

Localização\praça: Por estar perto (a um quarteirão da Justiça federal, Assembléia legislativa, procuradoria geral da união e do banco Central) e também não concorrência na rua em que ele se situa.

Nome no mercado: Por estar a quase 20 anos no mercado já tem sua marca bem conhecida na região.

Número grande de fornecedores: Um dos principais pontos fortes dele é a sua diversificação de fornecedores no mesmo segmento (Frigoríficos, lataria, ensacados, descartáveis, limpeza, bebidas, verduras folhas e doces), Onde o responsável pelas compras efetua a cotação de preços dos produtos que precisa naquele momento em vários fornecedores do mesmo segmento que lhe oferecerá custos mais baixos (nas compras) mantendo a qualidade de seus produtos.

Fidelidade de clientes: Já têm um número bem expressivo de clientes que já freqüentam a casa todos os dias.

Poder aquisitivo dos clientes: Por estar localizado em uma região de classe média para alta pode oferecer produtos com valores mais altos e qualidade superior e que tem impacto diretamente no preço do quilo (valor mais alto que o normal).

Relacionado diretamente aos seus concorrentes podemos destacar como força:

Praça: Como citado logo acima esta mais perto dos pontos principais da região. (onde o cliente para poder almoçar nos concorrentes tem que andar um pouco mais e não tem aquela qualidade na comida).

Produto (Qualidade): Cardápios bem elaborados com qualidade bem superior aos seus concorrentes.

Atendimento: Atendimento diversificado (atendendo o mais rápido possível o cliente com simpatia e qualidade) e divisão correta de garçons no salão.

Sobremesa e sucos especializados: Sobremesas muito saborosas elaboradas por uma doceira com muita experiência na área e sucos naturais bem específicos para cada estação do ano (ex: laranja com acerola, abacaxi com hortelã, morango ao leite e limonada suíça e etc.).

Ponto comercial (área física) de propriedade da empresa: Exclui desta forma o pagamento de aluguel, pois toda área física e de propriedade da própria empresa.

Suas Fraquezas:

E como poderiam ser resolvidas?

Espaço do salão pequeno e pouco confortável: Tem uma capacidade máxima de atendimento diário de 450 pessoas (rotatividade/comida a quilo), porém tem um grave problema relacionado ao tamanho do seu salão, que quando esta muito cheio é muito desconfortável aos seus clientes devido ao aperto de locomoção.

Como resolver? Neste caso a única coisa que poderia ser feita, seria em adquirir a loja ao lado direito (por compra ou aluguel) se disponível, pois do lado esquerdo se encontra a portaria do prédio.

Parte de comando do restaurante (referente aos setores de atendimento, estoque, produção, administração e manutenção) centralizadas em uma única pessoa, o dono e sua esposa: Por se tratar de uma empresa familiar todas as decisões referentes aos setores mesmo nos mínimos problemas dependem de aprovação do dono ou de sua espoca, o que às vezes demora tempo (até mesmo pela opinião dois não serem as mesmas) provocando uma serie de contra tempos para decisões e execução na empresa.

Como resolver? Neste caso os chefes de setores teriam que ter mais autonomia de tomar certas decisões emergências sem previa autorização, para que assim as coisas possam fluir melhor sem contra tempos emergenciais.

Funções mal definida entre a chefia: muitas vezes os chefes de setores até mesmo por falta desta divisão bem especifica funções de suas áreas e responsabilidades, vem provocando vários desgastes (isto significa que um determinado chefe de setor acaba entrando na área de outro gerando muitas vezes uma confusão danada nas cabeças dos funcionários/comandados), gerando muitas vezes um desgaste e desnecessários.

Como resolver: Definir bem as funções e suas atribuições de chefes de setores dentro da empresa e definir também a qual setor cada funcionário pertence.

Qualificação baixa de funcionários e alta rotatividade dos mesmos: Ate mesmo devido aos problemas relacionados à chefia que gera um desgaste muito grande também para os funcionários que muitas das vezes ficam perdidos provocando ate problemas relacionamentos internos que acaba provocando a saída do funcionário da empresa (esta rotatividade para empresa gera um grande prejuízo, pois será gasto enorme tempo para contratar e treinar outro funcionário) outra coisa agravante e a falta de incentivos aos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com