TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto “Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos”

Por:   •  28/6/2019  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Texto para primeira avaliação da matéria Metodologia Cientifica

Análise do texto “Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos”

Análise Descritiva

        O artigo que foi estudado trata da observação do comportamento do consumidor para elaboração de uma estratégia de marketing para venda de automóveis novos, buscando responder a seguinte pergunta “quais são as principais informações para obter um melhor conhecimento do comportamento do comprador de veículos automotivos novos? ” de forma que as respostas dela possibilitem desenvolver um estudo que servirá de apoio para as organizações da área.

        O estudo teve como objetivo demonstrar o comportamento dos consumidores de automóveis novos nas concessionárias durante o processo de compra, usando da pesquisa de campo e do referencial bibliográfico.

        Durante a revisão bibliográfica o artigo estabelece em definitivo uma relação com um artigo similar publicado em 1982 e também estabelece suas diretrizes de forma clara e concisa. Durante este tópico os autores esclarecem o conceito de comportamento do cliente que é o conceito principal do artigo e a qual domínio o comportamento do cliente estudado pelo artigo se encontra.

        Outro ponto esclarecido durante o tópico foi o processo decisório do cliente a ser usado como base, esclarecendo cada uma de suas etapas e quais agentes influenciam cada etapa. Novamente foi ratificado que a decisão por determinado modelo foi tomada devido o mesmo ser análogo ao utilizado no estudo base de 1982.

        Como citado no artigo a pesquisa teve seu tipo quanto aos fins de uma pesquisa descritiva, estabelecendo correlações entre os dados colhidos no local da compra e os dados do artigo base de 1982. Quanto aos meios usados a pesquisa pode ser considerada uma pesquisa quantitativa, analisando os dados obtidos no local de compra através de questionários. Por fim, os procedimentos utilizados foram dois, para os dados primários a pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica, onde os autores analisaram artigos, livros, revistas e sites especializados. O artigo teve como fonte de dados secundária a pesquisa de campo nos locais de compra dos veículos.

          A pesquisa traz como resultado as principais características que motivam a compra de um veículo novo como o perfil econômico e social do comprador, suas principais fontes de informações sobre o produto e também mostra determinada transformação nessas características se comparadas com o artigo base, o que demonstra determinada coerência devida ao espaço de tempo elevado entre as duas.

        Por fim, analisando a bibliografia utilizada o artigo se valeu de muitas fontes recentes com intervalo menor ao de 3 anos, com a penas o artigo base tendo mais de 10 anos de diferença, e majoritariamente nacionais. Podemos dizer também que as fontes acabaram sendo predominantemente de artigos publicados em periódicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com