TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO NA 3ª IDADE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR IDOSO DAS CLASSES A-B-C-D NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG

Por:   •  11/5/2020  •  Artigo  •  5.877 Palavras (24 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 24

Área temática: Marketing (MKT)

Título do trabalho: CONSUMO NA 3ª IDADE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR IDOSO DAS CLASSES A-B-C-D NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG


RESUMO

Conhecer o comportamento do consumidor facilita atender as suas expectativas e até tentar surpreendê-lo de forma positiva, principalmente quando se trata de público da terceira idade que é um segmento de mercado que tem um maior percentual de crescimento do que a população brasileira. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar o comportamento de consumo na terceira idade das classes A,B,C e D  na cidade de Ituiutaba, a fim de entender melhor sobre este nicho de mercado de forma a detectar novas tendências desta classe de consumidores. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, a amostra foi não probabilística aleatória. Foi feito um questionário fechado com 29 perguntas. O estudo identificou alguns habitos de consumo da terceira idade na cidade de Ituiutaba como a preferência por um atendimento com calma e paciência e preferência por produtos de qualidade. Prefere comprar em supermercado em detrimento aos minimercados e marcas mais conhecidas. Os idosos tijucanos, mesmo em classes sociais diferentes, pagam mais por produtos de qualidade e preferem marcas conhecidas, demonstrando assim um perfil conservador.

Palavras- chaves: terceira idade, comportamento de compra, consumo.        

ABSTRACT

Knowing consumer behavior facilitates meet your expectations and try to surprise you in a positive way, especially when it comes to public seniors which is a market segment that has a higher percentage growth than the population. Thus, the overall goal of this research was to evaluate the behavior of consumption in old age classes A, B, C and D in the city of Ituiutaba in order to understand more about this niche market in order to detect new trends this class of consumers. For this work, we performed a quantitative, descriptive, the sample was not random probabilistic. We conducted a questionnaire with 29 closed questions. The study identified some consumption habits of seniors in the city of Ituiutaba as the preference for a service with calm and patience and preference for quality products. Prefer to buy in supermarket and convenience stores over the best-known brands. The elderly Tijuca, even in different social classes, pay more for quality products and prefer well-known brands, thus demonstrating a profile conservative.

Key-Words: elderly, buying behavior, consumption.


INTRODUÇÃO

O comportamento do consumidor é um assunto especial para pesquisadores que desejam influenciar, compreender ou alterá-lo. Conhecer este comportamento facilita atender as expectativas dos clientes e até tentar surpreendê-lo de forma positiva, principalmente quando se trata do público da terceira idade. O segmento de mercado de terceira idade é um dos que mais cresce, em termos numéricos, no Brasil e no mundo. Tornando-se necessário um melhor entendimento do comportamento de consumo deste segmento que, além de estar crescendo numericamente, está crescendo relativamente ao poder de compra no mercado, gerado pelo envelhecimento populacional.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) nos países desenvolvidos é considerado idoso todo aquele com mais de 65 anos de idade. Mas esta classificação não pode ser generalizada para o mundo todo, pois em muitos países em desenvolvimento este mesmo critério não pode ser adotado. Exemplo disso é a Organização das Nações Unidas (ONU) que não tem uma classificação especifica para a definição de idoso. Entretanto, foi acordado pela ONU que a idade corte de classificação do idoso seja de 60 anos ou superior.

No Brasil, o estatuto do idoso, conforme a Lei nº 8.842 de janeiro de 1994, sancionado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2003, é mais abrangente do que a Política Nacional do Idoso. O estatuto garante mais direitos aos cidadãos com idade superior a 60 anos e tem penas severas a quem abandonar ou desrespeitar o idoso.

Em 1950 o número de idosos era de 2,1 milhões, o que colocava o país em 16° no ranking de envelhecimento populacional. Porém, esse número vem aumentando e, se as estimativas concretizarem, o país pode chegar a 6° posição em 2025 (IBGE, 2002).

O gráfico a seguir mostra a taxa de crescimento da população brasileira separada por sexo, idade e período de tempo. Nele pode se constatar um aumento da taxa de crescimento da população de idosos de 1940 à 1950 comparando com 1991 à 2000.

Gráfico 1: Taxa de crescimento da população Brasileira por idade e sexo no Brasil, nos anos 1940/1950 X 1991/2000

[pic 1]

Fonte: IBGE/Censo demográfico 1940, 1950, 1991 e 2000

Segundo Motta e Schewe (1995), entre 1960 a 1980 a população com mais de 60 anos teve um aumento de 170% enquanto o crescimento da população brasileira foi de somente 70%. O censo de 2010 apresentou um aumento da expectativa de vida do brasileiro para 73,4 anos se comparados com a expectativa de vida do ano de 1960, que era de apenas 48 anos. Em meio século houve um aumento de 25,4 anos na expectativa de vida.

Estima-se então que a população idosa brasileira em 2025 aproxima-se de 31,8 milhões, um aumento de quinze vezes da população. Em contra partida houve um aumento total da população de cinco vezes o crescimento considerável para um período de somente 75 anos (IBGE, 2002).

De acordo com dados do IBGE, em 2050 a expectativa de vida do brasileiro estimada será de 81,29 anos. Em 1940, a expectativa ao nascer do brasileiro era de apenas 45,5 anos de vida e em 2008 era de 72,7 anos. Esta estimativa para o ano de 2050 se compara a atual expectativa de paises como Islândia (81,80), Hong Kong, China (82,20) e Japão (82,60). lslândia (81,80), Hong Kong, China (82,20) e Japão (82,60). 

Esse aumento na expectativa de vida das pessoas idosas se deve ao avanço na área da medicina, as melhores condições de saneamento básico, a elevação do grau de escolaridade e às melhorias na qualidade de vida (LADEIRA R., 2008).

Para a cidade de Ituiutaba o IBGE estimou no dia primeiro de julho de 2012 que teria uma população residente no município de 98,392 pessoas. Porém, já no ano de 2010 foi registrada pelo Censouma população de 97.171 pessoas.

                                     Tabela 1 – Idosos em Ituiutaba - MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (103.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com