TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

GABRIEL SILVA MOTA – RA: 9888554935

ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

ANHANGUERA 15/06/2015

   

Resumo dos Slides

        O marketing desperta desejo mas não cria necessidade, faz com que o consumidor perceba suas necessidades. A necessidade faz com que o consumidor crie desejos, onde uma demanda de produtos é exigida, há transições e trocas, criando assim o “mercado”, sendo esse o fundamento principal do Marketing. Dentro de tantos estudos sobre o tema, concluo que compreender o comportamento dos consumidores é essencial, analisando o tipo de mercado, os principais fatores que influenciam na hora da compra, como o ambiente, o atendimento, etc.

        O interesse pelo comportamento do consumidor  existe desde o começo dos tempos, onde já havia troca. Agora já é conhecido sobre o comportamento que define o ser humano, como dizer que o ser é social e movido pelas regras de um grupo.

Ao longo do tempo muitos foram teorizando sobre o consumidor e sua maneira de agir, como Locke, o fundador do empirismo, ele diz que o conhecimento é adquirido através de experiência, é preciso testar para conhecer, não apenas deduzir e especular sobre determinado assunto, como se quando nascêssemos fossemos uma tela em branco, e nossas próprias experiências vão formando nossa personalidade e conhecimento, “nos pintando e moldando”.

O positivismo conta com dois tipos de raciocínio, o da indução é um deles, a partir de um evento particular, singular pode-se criar uma lei geral. Um grande exemplo estudado é que foi observado que mulheres compravam pasta de dente no caixa do super mercado por estar mais perto delas, assim cria-se uma lei geral de que mulheres de 30 a 40 anos compram pasta de dente no caixa, e não nas prateleiras. Como seu segundo tipo de raciocínio o positivismo conta com o pensamento dedutivo, onde, por outro lado, parte-se de uma lei geral fazendo previsão de casos específicos e isolados.

Porém como os fenômenos humanos são mutáveis esses pensamentos positivistas acabam não acompanhando isso, por ser um tipo de pensamento que cria explicações muito especificas e muito rígidas, mas mesmo assim não significado que não é mais usada nos dias atuais.

Na economia, o ser humano é colocado como agente do processo de trocas, nós temos necessidades infinitas, mas mesmo assim temos também possibilidades finitas de satisfazer o que desejamos. Incluindo essa teoria no também no processo da economia.

A visão do estruturalismo-funcional é de que todos nós temos os mesmos ideais e desejos, porém é diferente a forma de expressão de cada um dentro da sociedade. Já na visão sistêmica, um individuo dentro de um grupo altera todos os outros.

Agora partindo para a visão fenomenológica, que nos diz que cada um de nós somos diferentes e imprevisíveis, porém compreendido.

Diversos são os fatores que influenciam no comportamento do consumidor, como fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, e cada um de nós temos necessidades, partido desde das fisiológicas até as de auto realização, sendo assim, cada pessoa é diferente uma da outra, única, mas cada uma pode apresentar padrões que se encaixam em um grupo. O comportamento do consumidor é um fenômeno social, que mostra a estrutura do ser humano.

Todo consumidor tem uma reação diferente sob estímulos iguais, e são essas reações o que determina o comportamento especifico de cada um. Nossas necessidades, que não são muitas, são o estado da falta de alguma coisa, já os desejos são as várias formas de satisfazer uma necessidade, e a solução para esses problemas são a aquisição de um determinado produto ou serviço.

Teorias Econômicas: O ser humano tem desejos, porém é limitado a realizá-los, assim ele precisa escolher entre produtos e serviços, consumimos através de uma escolha racional ligada a disponibilidade de produtos.

 Teorias Racionais: Os consumidores não agem pela emoção, e sim pela razão, apenas pessoas com problemas seriam controladas pela emoção. Teorias Existenciais: O ser humano é único, mesmo que o representemos dentro de tendências grupais.

O modelo econômico diz que as pessoas sabem o que querem, tem planos lógicos e fazem uma análise de prós e contras ao comprar.

Teoria Comportamental: São aquelas teorias que procuram moldar o consumidor.

Teorias Sociais: O comportamento varia por fatores externos, como cultura e meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com