TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise ecológica e sistema de informação de marketing

Pesquisas Acadêmicas: Análise ecológica e sistema de informação de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no 3º módulo do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, nas disciplinas de Análise do Ambiente e Sistema de Informação de Marketing, Marketing Estratégico e Pesquisa em Marketing.

Para elaboração foram utilizadas as Web Aulas e as aulas disponibilizadas no ambiente colaborar da Unopar. O desenvolvimento foi feito utilizando a situação descrita no texto "Consul se reposiciona e rejuvenesce para falar também aos jovens".

O trabalho aborda assuntos relativos a análise ambiental, sistema de informações de marketing, ciclo de vida do produto, estratégias relacionadas ao ciclo de vida do produto, segmentação de mercado, pesquisa de marketing e abordagens mercadológicas da pesquisa em marketing.

2. DESENVOLVIMENTO

Com objetivo de se reposicionar no mercado, a Consul utilizou de diversas técnicas para obter sucesso em seu relançamento.

Estudando o texto em questão, podemos identificar claramente o uso da análise ambiental, pois através da observação das variáveis ambientais a Consul reconheceu a oportunidade, por exemplo, de aumentar seu público alvo. A organização percebeu que situações como a mudança do perfil de consumo da classe C, a rotina agitada de novos casais, solteiros que passam a morar sozinhos e diferentes moldes de família criavam a chance de lançamento de novos produtos com características mais

modernas e funções que proporcionam mais praticidade e facilidade ao dia-a-dia. Ao distinguir as mulheres como as principais responsáveis pela decisão de compra de eletrodomésticos a empresa passa a focar na proximidade com o público feminino. Como tática para o sucesso, a Consul utilizou o sistema de informação de marketing, que auxiliou na identificação e avaliação do perfil do mercado atual da empresa e as mudanças que ocorreram com o passar do tempo.

Como os produtos da marca se encontravam no estágio de ciclo de vida do produto maturidade, o reposicionamento da Consul foi uma estratégia para aumento no crescimento das vendas, característica desta fase do ciclo. Remodelando, incluindo novos atributos em seus produtos e mudando a mensagem utilizada pela empresa de “parte da sua casa” para “bem pensado”, a companhia agrega um novo público alvo de maneira inteligente e bem humorada, sem abrir mão de seus consumidores usuais.

Como qualquer processo de tomada de decisão inclui riscos de insucesso, a pesquisa de marketing é de suma importância para obtenção de informações que possam auxiliar e minimizar os riscos de falhas. A pesquisa de marketing é um complemento indispensável para os sistemas de informações, seja em busca de novos ou atualizações de antigos dados. Ela pode responder questões relacionadas ao mercado e as respostas que o mesmo dará á decisão tomada. Pode auxiliar também no desenvolvimento e encaixe de novos produtos ao público alvo correto. Quando se trata de pesquisa

sobre o comportamento do consumidor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com