TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação De Marketing No Serviço Publico - TSE

Artigo: Aplicação De Marketing No Serviço Publico - TSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

3 – Fator Crítico de Sucesso - FCS

O Fator Crítico de Sucesso do TSE é que não há concorrentes, é o único referente a este mercado, e, por mais que não tenha, ainda sim possui uma grande capacidade de planejar e executar novos projetos e desenvolver meios para agilizar a execução de processos.

4 - Mercado, Produto e Cliente

O TSE possui a sociedade brasileira - cidadãos a partir de 16 anos, alfabetizados, que possuam residência fixa - como mercado e cliente. Fornecendo como produto todo serviço prestado em relação à Justiça eleitoral e ao serviço ao eleitor.

5 – Concorrentes

Não há concorrentes por ser o único neste mercado, mas há uma ameaça que é o voto não obrigatório, pois sem isso haverá uma grande perda de clientes.

6 – Planejamento e Gestão

Consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e condutas organizacionais com o objetivo de atender às expectativas dos cidadãos brasileiros em relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

Visam integrar as diversas unidades organizacionais às diretrizes estratégicas do TSE, sensibilizando os servidores para a obtenção de melhores resultados em seus respectivos processos de trabalho.

7 – Gestão de Qualidade

O TSE busca a adoção de modernas técnicas gerenciais, com o objetivo de cumprir seu papel enquanto órgão do poder judiciário brasileiro de maneira efetiva, transparente e econômica. Nesse sentido, foi estrategicamente implantado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aderente aos requisitos da norma NBR ISSO 9001:2008.

Concebida a partir da Portaria nº 331, de 20 de agosto de 2004, a Gestão da Qualidade no TSE visa, dentre outros objetivos, agregar celeridade aos serviços, obter a satisfação dos clientes, eliminar desperdícios, racionalizar procedimentos, desenvolver equipes, valorizar servidores e melhorar condições de trabalho.

8 – Estratégia Global de Marketing

Utiliza-se dos principais meios de comunicação como Televisão, Rádio, Jornais e via Internet para divulgação de seus projetos e esclarecimento de dúvidas e serviços mas com pouca “força” (ou intensidade). As divulgações são feitas com mais intensidade quando próximo ao período de eleições.

8.1 – Marketing

Processo que consiste em determinar de maneira sistemática o que produzir, como chamar a atenção dos clientes para o produto ou serviço, como facilitar o acesso ao produto ou serviço e como reter o interesse do cliente pelo produto ou serviço, de modo que sempre queira comprar mais.

8.2 – Marketing Político

O conjunto de técnicas e métodos de que uma organização política dispõe para conhecer o seu público e sobre ele exercer influência, ou, mais precisamente, é o processo de apresentar de forma favorável um candidato aos seus eleitores, diferenciando-o dos seus concorrentes e utilizando o mínimo de recursos: antes, durante e após os períodos eleitorais.

8.3 – Composto de Marketing Político

As variáveis que compõem são como marketing tradicional, porém alguns dos p’s se iniciam por outras letras. O produto é o político; o preço é o voto; a promoção é a comunicação; a distribuição é composta pela presença marcante do político em eventos.

8.4 – Marketing Partidário

Esforço desenvolvido pelos partidos políticos, por meio da aplicação de técnicas mercadológicas, cuja finalidade é aumentar o número de adeptos e filiados e cativar o interesse público, por meio da conquista de mandatos representativos por via eleitoral.

8.5 – Marketing Eleitoral

É uma das vertentes do marketing político. É o marketing político na fase de pré-venda. As estratégias e táticas de marketing são trabalhadas no sentido de que um candidato possua o maior número de votos possível no momento da eleição e assuma o mandato que lhe interessa. É a aplicação das técnicas de marketing à política, na fase pré-eleitoral. As estratégias e as táticas de comunicação por ele utilizadas são montadas em um ambiente vivo, já existente, em andamento, e não em um ambiente criado.

9 – Política de Qualidade (Análise de SWOT)

Se baseia em oito princípios básicos que conduzem a organização ao seu melhor desempenho. São eles:

• Foco no cliente: organizações dependem de seus clientes, e, portanto, é recomendável que atendam às necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas.

• Liderança: líderes estabelecem a unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.

• Envolvimento de pessoas: pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.

• Abordagem de processo: um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.

• Abordagem sistêmica para a gestão: identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido de esta atingir os seus objetivos.

• Melhoria contínua: convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente.

• Abordagem factual para tomada de decisão: decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.

• Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos de agregar valor.

10 – Processo de Atendimento ao Eleitor no TSE

O atendimento ao eleitor é realizado pela central do eleitor e tem como produtos a prestação de informações e esclarecimentos institucionais, o recebimento de informações, consultas, sugestões, questionamentos, reclamações, críticas e elogios.

11 – 4 p’s e 7 p’s

11.1 – 4 p’s

11.1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com