TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING Público Alvo

Tese: MARKETING Público Alvo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

O livro abordado para leitura ajuda as empresas a perceber a importância de mudar o foco de sua organização de produto para mercado e clientes, é uma das principais contribuições do marketing moderno. Anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse e pensar “de dentro para fora” para fazê-lo de “fora para dentro”. Mesmo hoje, muitas empresas ainda operam com o foco na venda de produtos, em vez de no atendimento de necessidades.

Muita coisa mudou na maneira de ver o marketing de serviços e o marketing de negócios, e o impacto maior vai vir, à medida que as forças da tecnologia e da globalização se aceleram, computadores e a Internet provocarão mudanças comportamentais extremamente profundas na compra e na venda.

Empresa: Vulcasul Industria e Comércio de Calçados LTDA

Matriz: Rua Agnelo Ferreira da Costa, 250 – NS Fatima - Itanhandu-MG

Filial: Avenida Bandeirantes, 903 BL B – Pq Paduan - Taubate-SP

Nome colaborador: David Campos

Cargo que exerce: Gerencia.

Segmento: Fabricante Calçados Área Militar e Segurança. Empresa de Médio Porte.

Missão:

Valores:

Produtos Comercializados: Botinas, Sapatos, Nobucks, Coturnos, Botas de Motoqueiro e Botas de PVC.

Público Alvo.

Utilizado para proteção dos pés, também considerado um equipamento de segurança, tem como publico alvo, homens e mulheres que trabalham em grandes, médias e pequenas empresas, além de atingir áreas como Construção Civil, Rede de Supermercados, Segurança, atingindo também consumidores finais e principalmente as Forças Armadas, Policiais Militares, Civis e Rodoviários.

Para que a empresa tenha um bom relacionamento com os clientes, é necessário primeiramente que esse contato seja feito semanalmente para que se torne como um parceiro pronto a ajudar a qualquer hora, o que a tornaria sempre lembrada por esta em contato direto.

O maior desafio é fazer clientes possíveis em clientes potenciais. Clientes Potenciais que atendam aos requisitos em clientes eventuais para clientes regulares. Clientes regulares em clientes preferenciais, depois em associados, e depois em defensores do produto aonde venham a recomendar o produto a outros.

Como relatado na figura expressa no trabalho vemos a importância de se realmente ter um contato direto e pleno com os clientes, desenvolver relacionamentos ativos. A ilustração relata tão somente que o cliente solicitou algo porem ele não sabia se expressar, porem cada pessoa de departamentos distintos entenderam erradamente a solicitação do cliente, isso deduz que os setores da Empresa não estão falando a mesma linguagem e por consequência disso o produto que chega ao cliente sofre diversas alterações e mudanças trazendo para si uma insatisfação muito grande em relação a compra do seu produto.

Todos que fornecem produtos ou serviços a clientes precisam compreender as motivações que levam os indivíduos a escolherem um determinado fornecedor para suas aquisições. Satisfazer necessidades é uma tarefa que está acima e além da simples comercialização de produtos e da lei de oferta e procura.

Muitos clientes chegam a andar alguns quarteirões a mais para comprar um simples pão, ou pagam um preço maior por um produto, simplesmente para serem mais bem atendidos. Neste caso, fica evidenciado que no ato da compra existe uma demanda que vai além da satisfação daquela necessidade de compra.

Desta forma é necessário que todo plano de marketing procure apresentar os benefícios que têm seus produtos ou serviços, e a capacidade deles atenderem as necessidades não satisfeitas dos clientes. E considere o contexto da comercialização, criando condições de oferecer, além da satisfação das necessidades de seus clientes, o atendimento das demandas e desejos enquanto pessoa.

As empresas estão no meio de um processo de mudanças básicas: de um mundo que fabrica, comercializa e vende produtos, para um mundo em que os clientes exigem o tipo de produto e serviço pelo qual estão dispostos a pagar. Se os clientes não conseguem o que querem da maneira que desejam, vão procurar no concorrente. Cliente satisfeito significa que foram atendidas suas exigências, algo que parece simples na teoria, mas que é muito difícil na prática, pois em geral os clientes não são muito claros sobre suas exigências. É necessário compreender de maneira mais profunda e completa as atitudes, crenças e valores dos clientes, pois os clientes estão cada vez mais conscientes mais exigentes e mais agressivos nas suas necessidades.

Clientes podem demonstrar uma expectativa que talvez nunca lhe tenha ocorrido, a empresa não pode pensar que há poucas ou nenhumas reclamações, pois isso não quer dizer que o cliente esteja satisfeito.

A meta das empresas deveria ser aprender mais sobre as necessidades de cada um de seus clientes para poderem preencher as lacunas, ou seja, a diferença entre o que os clientes individuais aceitam e o que cada um deseja exatamente.

É necessário ouvir e atender às necessidades e preferências de cada cliente. Para aumentar a satisfação dos clientes à empresa tem de fazer mais do que ouvir simultaneamente o que os clientes dizem. A empresa precisa também descobrir o que há por trás dos componentes externos do comportamento dos clientes resumidamente o que compram, como compras e quando compram. Se a empresa não souber o que se passa nos corações e nas mentes dos clientes e não integrar essas informações às expectativas externas, o quadro não está completo.

Tem que conhecer intimamente o cliente para melhor atende-lo, bem como, saber o seu grau de satisfação. Numa tentativa de compreender os desejos e as necessidades dos clientes, sabe-se que cada cliente é um desafio. Ao mesmo tempo em que pode chegar uma pessoa bem-humorada, que sabe exatamente do que precisa, o balconista corre o risco de atender o cliente mais exigente e confuso que poderia existir.

O mercado está extremamente competitivo. E o grande diferencial entre um bom e um mau balconista está na habilidade de tratar bem o cliente em qualquer ocasião. Há casos de o cliente ter ficado descontente, o segredo é ouvi-lo atentamente e resolver o problema de uma maneira que o agrade. É verdade que simpatia e carisma cativam a clientela.

Satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com