TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender A Empreender

Trabalho Universitário: Aprender A Empreender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A coleta de informações sobre a forma de comunicação mais eficaz é uma parte importante das atividades das sociedades organizadas, a comunicação administrativa tem como função disciplinar comportamentos; dar treinamento funcional, descrever funções; trabalha os públicos de interesse direto da empresa (empregados); está ligada à – Normas e Procedimentos, Manuais de Empregado; informações, benefícios etc.

2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

2.1 PASSO A PASSO BRASKEM

O texto ‘’Relatos diferentes, uma narrativa’’ nos dá como exemplo a BRASKEM, uma empresa que visa a criação de valores a partir da eficiência, da sustentabilidade, e da inovação, tendo como meta ‘’perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes’’, a empresa faz balanços trimestrais para divulgação dos resultados que está tendo.Antes da divulgação desses resultados, há uma reunião para alinhar principais mensagens, métodos, discussão do que deve ser reforçado e avaliar quaisquer vulnerabilidades e o que pode ser feito para melhoria de tais questionamentos.Um relatório de administração é publicado anualmente, nesse relatório está o balanço anual e as estratégias a serem utilizadas.É abordado no relatório pontos a serem destacados, enquanto a comunicação faz as observações. A gestão das narrativas empresariais é o centro da discussão em “Relatos diferentes, uma narrativa”. O texto mostra que o desafio é atingir a todos os públicos com a mesma mensagem, ainda que adequada ao perfil e às expectativas de cada público.

2.2 FERRAMENTA DE GESTÃO

Alguns dos instrumentos que vem para auxiliar a gestão das organizações são a estratégia e a motivação, que atuam na organizações como uma ferramenta de gestão , capaz de aumentar a produtividade, diminuir custos, tornando a organização mais competitiva diante do mercado. A equipe motivada não é somente a suprema conquista do gerente, mas uma das principais condições para a geração de lucros nas empresas, trabalhadores motivados se superam e superam as expectativas da empresa. Com base nas atuais necessidades dos gestores, o presente texto resultou de uma pesquisa que visa propor as principais teorias motivacionais, como ferramenta de gestão para os administradores das organizações.

2.3 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Considerando que a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. No ambiente administrativo/empresarial, esse tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das ações da organização: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem acarretar conseqüências danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

A comunicação como é processo em que se busca transmitir uma informação a outras pessoas, para que assim a informação possa se tornar comum a ambas. A importância desse processo tanto para o público interno quanto externo está no alinhamento do discurso, como apontado no texto, buscando unificar a percepção sobre os objetivos e estratégias organizacionais nos diferentes públicos com os quais a organização interage. Elementos do processo de comunicação: o emissor (quem emite a mensagem); o receptor (quem recebe a mensagem); o canal (a via de transmissão da mensagem); o código (a linguagem utilizada na transmissão da mensagem) e o referente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com