TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacioal

Trabalho Escolar: Aprendizagem Organizacioal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FATECS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIA DA DECISÃO

PROFESSOR: HOMERO REIS

TEORIA DA DECISAO

3º TRABALHO

ALAN FARIAS MOEIRA

RA: 20946020

Brasília, 2013

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

As organizações sempre lutaram entre si buscando o topo do mercado, a liderança do setor, tentando aproveitar oportunidades e neutralizar ameaças, assim como, potencializar seus pontos fortes e amenizar seus pontos fracos. Atualmente as organizações tentam manter e se possível aumentar/ desenvolver seus “tesouros”, seu diferencial, alguns afirmam que este “tesouro” é o poder da marca, outras afirmam que é a rede de contatos que a organização possui, outros afirmam que são os recursos financeiros, outros ainda afirmam que é o capital intelectual da organização.

Este último, o capital intelectual, esta sendo cada dia mais valorizado pelas organizações, no princípio acreditava-se que qualquer pessoa podia desenvolver uma ação, bastava ter as ferramentas corretas, porém hoje o capital intelectual vem sendo motivo de competição entre as organizações. A mão de obra qualificada, equipes qualificadas tornam-se um grande diferencial no mundo de hoje.

Os colaboradores precisam se desenvolver para manter-se com bons cargos e em boas organizações, para as empresas não é diferente há uma necessidade de desenvolvimento, de aprendizagem de sistemas, de processos, de costumes e valores, pensando desta forma podemos nos remeter ao processo de aprendizagem organizacional. Entende-se como aprendizagem organizacional um processo de desenvolvimento de novos conhecimentos, podendo ser em nível individual, grupal e organizacional, tanto de maneira formal como informal, dentro ou fora da empresa. Organizações que aprendem são capazes de desenvolver seus próprios processos e modelos de gestão, de acordo com seus objetivos e necessidades.

As organizações não são iguais, cada organização possui seus valores, sua missão e visão, cada organização possui características específicas, e através de diversas situações e aquisição de pontos relevantes que a diferenciam de suas concorrentes e vão gerando valor e adquirindo novos conhecimentos, muito semelhante com o que ocorre com o observador, que aprende com a aquisição de distinções.

As organizações podem aprender de diversas maneiras, uma das formas de aprendizagem organizacional é aquela baseada em experiências, situações que mudam a organização, que passam a interferir na forma de agir da empresa, em sua natureza podendo se assemelhar a aprendizagem de 2º grau, a aprendizagem ontológica, mudando a forma de agir da organização.

Outra maneira de se desenvolver uma aprendizagem organizacional é a aprendizagem com o líder, através dos ensinamentos passados pelo líder, através da forma que o líder exerce seu papel, dos exemplos que passa para os colaboradores, da forma que compartilha seus conhecimentos. O comportamento do líder pode gerar motivação em sua equipe, pode ultrapassar expectativas, e assim, este conseguir mais seguidores.

TABELA COMPARATIVA – APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL X APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZGEM INDIVIDUAL

• É o acúmulo de variados conhecimentos que permite à organização criar o seu próprio modelo de gestão, treinando e educando seus colaboradores a fim de que todos cheguem a um objetivo comum.

• Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o momento em que diferentes indivíduos ampliam suas capacidades de observação, construindo redes conversacionais onde trocam observações/informações, aumentando as visões e podendo gerar melhores resultados.

• A aprendizagem organizacional é uma tradução objetiva e concreta da aprendizagem individual.

• As ações organizacionais são resultados das ações dos colaboradores da organização.

• As organizações aprendem de acordo com as ações dos indivíduos.

• Para produzir aprendizagem organizacional haverá necessidade de mudanças na forma e no conteúdo das ações dos membros da organização.

• Para produzir aprendizagem organizacional muitas vezes é necessário promover a transformação da estrutura do sistema, antes de mudar diretamente as ações das pessoas.

• Não é possível reduzir a aprendizagem organizacional a uma mera aprendizagem individual

• A aprendizagem individual é qualquer mudança sistemática no comportamento individual ocorrida ao longo de certo período de tempo e que se completa quando o indivíduo atinge um padrão estável de comportamento.

• Os indivíduos aprendem com as organizações assumindo suas inquietudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com