TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Araguaia

Trabalho Universitário: Araguaia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

O rio Araguaia faz a divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Possui uma extensão de 2 114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém, vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória, que tem diminuído o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova.

No período de 1970 a 1990, foi possível observar grande quantidade de assoreamentos e diminuição na quantidade de água, o que está dificultando a navegação de barcos maiores em muitos trechos do rio, principalmente no trecho acima do município de Aragarças.

Durante a seca nos meses de julho e agosto, formam-se, em seu leito, ilhas de areia que são utilizadas como área de acampamento por turistas. Cadastros realizados pela Agência Ambiental de Goiás mostram que mais de 50 mil pessoas passam pelos acampamentos montados entre Aragarças e Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia) em Goiás, em trecho de cerca de 600 km.

O maior número de acampamentos no trecho do rio que passa pelo estado de Goiás são montados no município de Aruanã. Há desde acampamentos montados por pequenas famílias a acampamentos comerciais frequentados por milhares de pessoas durante a temporada de praia, principalmente no mês de julho.

Para se acampar, os órgãos de meio ambiente exigem, dos acampados, o cumprimento das normas de convivência com o Rio Araguaia. Algumas delas são: não utilizar madeira nativa da região, não caçar, não pescar sem licença dos órgãos ambientais, não soltar fogos, construir o banheiro afastado da margem do rio pelo menos 30 metros e não utilizar latas no interior e levar todo o lixo produzido no acampamento para as cidades. Há vários anos, órgãos ambientais, como a Agência Ambiental de Goíás e organizações não governamentais realizam, no trecho do rio Araguaia em Goiás, trabalho de educação ambiental principalmente durante a temporada de praia buscando sensibilizar e conscientizar os milhares de turistas que frequentam o rio.

Em 2007, nos últimos meses do ano, em Aragarças, as águas do Rio Araguaia baixaram tanto que foi possível atravessar o rio andando. Já em fevereiro de 2008, ocorreram enchentes que, em Aruanã, quase cobriram a sede da Associação dos Barqueiros. O que mostra a mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com