TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Cenarios marketing

Por:   •  2/3/2016  •  Artigo  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 15

CENARIOS E AMBIENTES DE MERCADO – PAVINPAVIN MATERIAIS E CONTRUÇÃO

Alunos: Georgiane Bueno; Grasieli Regina Felix; Guilherme Carlos Silva; Mauricio Messias

Professora: Daviane dos Santos Chegoski

Centro Tecnológico Positivo – Marketing

26/08/2015

Introdução:

Este artigo tem como objetivo estabelece uma análise de mercado para a empresa PavinPavin Materiais de Construção elaborando uma oportunidade me mercado para a mesma baseando-se nas características dos consumidores e concorrentes do mesmo setor.

Tendo em vista a crise Nacional, devemos analisar a queda do mercado de construção e materiais de construção que caíram 7% no primeiro semestre deste ano. Com um cenário desfavorável, as empresas prestadoras de serviços nesta área, precisam correr para conquistar mercado. Como toda empresa, a Pavin precisa de informações que possam identificar oportunidades e ameaças capazes de influenciarem nas suas atividades. Portanto, o presente estudo tem por objetivo principal, propor um plano de ação de marketing para a empresa PavinPavin Materiais de

construção, localizada na cidade de Colombo/PR.

Para a elaboração deste plano, é necessária a realização de um estudo bibliográfico, conhecendo o ponto de vista de cada autor sobre assuntos como: conceitos de marketing, planejamento estratégico, PDCA, 5W2H, Identidade Corporativa, Analise de ambiente, analise swot, matriz BCG, Projeção de cenários (Método de Delphi e Grumbach), Posicionamento e segmentação, satisfação do consumidor. Bem como, os diversos assuntos pertinentes ao marketing, no qual integra a primeira parte deste trabalho A segunda etapa engloba a pesquisa de campo realizada com Funcionários e Clientes da Pavin, no qual será aplicado um questionário solicitando informações relativas ao perfil, satisfação e visão da empresa. Após a coleta dos dados, será realizada a apresentação através de tabelas e gráficos. E finalmente, com o resultado da pesquisa, o autor irá propor um plano de ação de marketing, com base nos itens que tiverem maior relevância.

  1. Descrição da empresa:

A história da Pavin, Pavin& Cia. LTDA tem seu início nos idos da década de 1970, em Colombo, município do Estado do Paraná. A família do Sr. Altair Antônio Pavin, a qual se dedicava a extração calcária e fabrico de cal (principal atividade econômica do município), distribuía toda sua produção com caminhão próprio para lojas de materiais de construção e construtoras em Curitiba – PR.

 Logo pós a aquisição de seu segundo caminhão, o Sr. Altair contou com a ajuda de seus filhos Jackson (in memorian) e Gilmar (in memorian) para entrega do produto. A expansão da marca “Pavin” aliada ao crescimento da carteira de clientes, levou a novas fronteiras como o Estado de São Paulo. Estas viagens – realizadas por seu filho Gilmar – eram demasiado perigosas devido às condições das estradas e roubo de cargas.

 Com o intuito de retirar seu filho da linha de transporte de São Paulo, o Sr. Altair decidiu atuar em um novo ramo que lhe era bastante familiar: o comércio de materiais para construção. A partir deste momento, surgia em 03 de junho de 1982 a Pavin, Pavin& Cia. LTDA.

Hoje a empresa conta com mais de noventa colaboradores e ampla loja com mais de dez mil itens, tornou-se referência e tradição em Materiais para Construção em Colombo e região. Com muito trabalho a empresa conquistou seus clientes. Além do consumidor final, especializou-se no atendimento a Construtoras, Órgãos Públicos e Revendas. E hoje conta também com o sistema de vendas pela internet, proporcionando conforto, segurança e excelência no atendimento a seus antigos e novos clientes.        

  1. Referencial Teórico
  1.   Conceito de marketing

Segundo KOTHER(2005, p159, O marketing sem Segredos) o conceito de marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com rentabilidade. O marketing identifica necessidades e desejos insatisfeitos. Ele define mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o seu potencial de lucro.

Também define junto a KELLER que o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente (2006, p.765, Administração de marketing).

Já COBRA (2009, p.428, Administração de marketing no Brasil) afirma que a troca é o conceito central do marketing, ou seja, uma pessoa oferece dinheiro para ter a posse de um produto ou adquirir um serviço. A troca pode ser também não monetária. O pescador troca um peixe por farinha.

  1.   Segmentação

Conforme KOTHER E KELLER (2006, p.765, Administração de marketing) o conceito de segmentação surgiu para contrapor o marketing de massa, sendo este ilustrado pelo princípio de Henry Ford, de que o carro poderia ser de qualquer cor, desde que fosse preto, para eles um segmento consiste de um grupo de consumidores (finais ou organizações) com preferências similares.

COBRAjá utilizou termo mais técnico, onde a técnica de segmentação de mercado permite alocar recursos estratégicos de marketing para cada segmento e, dessa maneira, racionalizar custos e facilitar o acompanhamento dos resultados obtidos entre outros benefícios.

A segmentação pode ser realizada através de três passos:

  • A segmentação por mercado-alvo.
  • A seleção do mercado-alvo.
  • Posicionamento de produto.

  1.   Análise de Ambiente de Mercado

Para Blackwell, Miniard e Engel (2005, Comportamento do Consumidor) a análise de mercado é o processo de analisar as mudanças nas tendências do consumidor, concorrentes atuais e potencias, forças e recursos da empresa e os ambientes legais , tecnológicos e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com